Secretaria de Saúde de São Domingos recolhe medicamentos vencidos no Loteamento Vida Nova

Os profissionais da saúde passaram casa por casa recolhendo medicamentos vencidos ou sem uso, para fazer o descarte correto destes produtos.

Cadastrado em 05/07/2018 22:43
Atualizado em 05/07/2018 22:46

Notícia por Agência de Notícias Qbo Mais

 Secretaria de Saúde de São Domingos recolhe medicamentos vencidos no Loteamento Vida Nova

A secretaria municipal de saúde esteve nesta quinta-feira (05), no Loteamento Vida Nova, para mais uma ação do programa Governo no Bairro. Desta vez, os profissionais da saúde passaram casa por casa recolhendo medicamentos vencidos ou sem uso, para fazer o descarte correto destes produtos.

A enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde do bairro Esperança, Adriana Bressan, destacou a importância das famílias descartarem de forma correta estes medicamentos. “Utilizar qualquer remédio fora da validade é muito perigoso, primeiramente porque ele não tem mais a eficiência correta para a sua função, ou seja, o prazo de validade estipula a vida útil deste medicamento e a sua eficácia. Além disso, o uso destes medicamentos vencidos podem ainda levar a doenças mais graves e também ao aumento de resistência das bactérias e vírus”, explica.

Adriana também enfatiza que é preciso descartar corretamente estes medicamentos. “Os remédios não devem ser jogados no lixo comum, por isso sempre que o morador tiver um medicamento fora da validade ou sem uso, é importante que busque a unidade de saúde para que lá façamos o descarte correto. Estes medicamentos descartados de forma incorreta, no lixo ou no vaso sanitário, vão para o solo e os rios, contaminando o meio ambiente e se tornando também prejudiciais a saúde humana e da natureza”, comenta.

A secretária de saúde, Juliana Dutra, esclarece que o descarte dos medicamentos pode ser realizado durante todo o ano em todas as unidades de saúde e que mais de 100 frascos e cartelas de medicamentos foram recolhidos no Loteamento Vida Nova. “O Governo no Bairro é uma ação muito importante e que vem dando ótimos resultados. Na saúde, por exemplo, já estamos em andamento com as reuniões dos grupos de apoio à saúde da família, todas as quartas-feiras pelas manhãs, no Centro de Múltiplo Uso do bairro Esperança, vistorias com a equipe da vigilância sanitária e o recolhimento dos medicamentos vencidos. Os moradores estão sendo muito parceiros e participando ativamente das atividades. É assim com o envolvimento de todos, poder público e comunidade, que vamos construir um município ainda melhor”, afirma.

Fonte|Foto:Ascom


Tags da postagem

São Domingos 05 de julho de 2018 Metas e Foco em Atingi-las Cidadania e Direitos Programa Governo no bairro