ALERTA: Primeiro caso autóctone de febre chikungunya de SC é registrado na região Oeste

Cadastrado em 12/03/2018 11:20

Notícia por Agência de Notícias Qbo Mais

ALERTA: Primeiro caso autóctone de febre chikungunya de SC é registrado na região Oeste

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) confirmou o primeiro caso autóctone de febre de chikungunya em Santa Catarina. O caso foi confirmado após análise do diagnóstico feito pelo Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde, em uma pessoa moradora da cidade de Cunha Porã.

De acordo com a DIVE, trata-se de um homem de 68 anos, que teve os primeiros sintomas ainda em fevereiro. A investigação feita pelos agentes de saúde daquela cidade constatou uma correlação com um caso importado de outro paciente cujos sintomas destes iniciaram no final de janeiro. As duas pessoas residem no mesmo bairro.

De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as medidas de bloqueio de transmissão já foram tomadas. A DIVE reforça a importância da população procurar atendimento imediato caso apresente sintomas de febre de chikungunya. Os sintomas incluem febre de início repentino e dores intensas nas articulações, principalmente pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, associadas ou não à presença de edema. Podem ocorrer, também, dores nas costas, cefaleia, mialgia e manchas vermelhas na pele.

Além disso, é fundamental a intensificação das ações de prevenção com a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Colaboração Kelly Figueiró


Tags da postagem

doenças Preservação Pessoal Cunha Porã 12 de março de 2018

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar