CCJ aprova aumento no limite de idade para ingresso na Polícia Militar

O autor da matéria havia definido que os interessados não poderiam “ter completado a idade máxima de 40 anos até o último dia de inscrição no concurso público”.

Cadastrado em 09/07/2019 19:38

Notícia por Agência de Notícias Qbo Mais

CCJ aprova aumento no limite de idade para ingresso na Polícia Militar

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na manhã desta terça-feira (09), a ampliação do limite de idade para ingresso na Polícia Militar. De acordo com a emenda apresentada pelo deputado Milton Hobus (PSD) ao texto proposto pelo deputado Marcius Machado (PL), os 30 anos previstos nas regras atuais passarão para 35 anos. 

O autor da matéria havia definido que os interessados não poderiam “ter completado a idade máxima de 40 anos até o último dia de inscrição no concurso público”. Hobus avaliou que 35 seria o ideal. Ele justificou que atualmente há um percentual muito pequeno da sociedade que conclui o ensino superior até os 24 anos de idade. “A média é 28 nos cursos presenciais. Mas para uma pequena quantidade de pessoas que fazem o ensino superior e para os trabalhadores que não têm dinheiro até para pagar uma faculdade, a média de formação é 35 anos.” 

O relator concordou com o mérito da ação proposta por Machado. “Hoje a expectativa de vida do brasileiro está subindo e Santa Catarina é a maior. Com 35 anos você ainda tem juventude, inteligência e força para servir uma carreira como é a militar. Hoje, com 60 anos ainda se tem muita disposição. Temos que oportunizar para mais pessoas o direito de participar de um concurso público que é tão restritivo e tão procurado”, avaliou. O texto agora continuará sua tramitação nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público e de Segurança Pública.

Fonte: ALESC Foto:Reprodução

Quilombo Mais

Divulgue aqui!


Tags da postagem

ALesc Geral Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) Santa Catarina SC 09 de julho de 2019