Formosa do Sul - Ações de incentivo a leitura são organizada por professores

A Geladeira Literária, que contém livros de histórias infantis, é uma iniciativa dos próprios professores que desenvolveram a ação durante o curso do PNAIC .

Cadastrado em 05/07/2018 22:21

Notícia por Agência de Notícias Qbo Mais

Formosa do Sul - Ações de incentivo a leitura são organizada por professores

É preciso que a leitura seja um ato de amor. Já dizia Paulo Freire o Patrono da Educação Brasileira. Neste sentido a equipe de professores da Rede Municipal de Ensino de Formosa do Sul vem desenvolvendo diversas ações que incentivam a leitura entre as crianças e até mesmo entre os familiares através de projetos como a Maleta Encantada do CEIM Primeiros Passos e recentemente a “Geladeira Literária”.

Nesta semana, ao entrar no N.E.M. Vida e Alegria, as crianças se depararam com uma geladeira bem diferente. Uma geladeira antiga e sem uso, foi transformada em uma estante de livros que fica em livre acesso às crianças e até mesmo a comunidade próxima à escola como um incentivo a leitura.

A Geladeira Literária, que contém livros de histórias infantis, é uma iniciativa dos próprios professores que desenvolveram a ação durante o curso do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização Na Idade Certa, ofertado pelo governo federal e frequentado pelos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental do município.

De acordo com a coordenadora pedagógica do N.E.M. Vida e Alegria, Sirlei Simonato, diversas atividades com o objetivo de incentivar a leitura estão sendo desenvolvidas na escola. “Além da Geladeira Literária, as crianças tem o “Recreio com Letras”, em que diversos caixotes de banana foram pintados pelas crianças e professores, fixados como estante na área coberta da escola e nas salas de aula, dentro deles foram colocados livros, revistas, fichas de leitura e jornal local para que os alunos tenham acesso a leitura também no intervalo das aulas”, afirma Sirlei.

A Geladeira Literária é uma ação que poderá ser desenvolvida fora do ambiente escolar. A intenção da equipe de professores é de espalhar outras geladeiras em estabelecimentos públicos, incentivando a leitura na comunidade geral.

Fonte|Foto:Ascom


Tags da postagem

N.E.M. Vida e Alegria Formosa do Sul 05 de julho de 2018 Nível de Informação Nível de Comunicação Geladeira Literária Sirlei Simonato