O atendimento psicológico e sua importância no desenvolvimento psíquico da criança

Um dos principais objetos na terapia com crianças não é o falar, mas sim, o brincar, isto porque elas se expressam através das brincadeiras, e muito se pode observar e tratar após uma terapia lúdica.

Cadastrado em 19/12/2018 18:52

Notícia por Agência de Notícias Qbo Mais

O atendimento psicológico e sua importância no desenvolvimento psíquico da criança

Sabe-se que quando o assunto é fazer psicoterapia com crianças, muitos pais se cobrem de dúvidas ou receios, partindo do princípio de que a criança não vai se sentir à vontade para dialogar, ou não vai saber se expressar, ou até mesmo, vai sentir medo em conversar com um estranho. Sendo assim, percebendo a resistência vinda destes pais, resolvi abordar o assunto para que juntos, possamos compreender melhor como funciona o atendimento psicológico com crianças. Vale lembrar que há diversas fases de desenvolvimento, e em casa fase, os métodos podem ser melhorados.

Um dos principais objetos na terapia com crianças não é o falar, mas sim, o brincar, isto porque elas se expressam através das brincadeiras, e muito se pode observar e tratar após uma terapia lúdica. Esta forma de terapia vem para quebrar a dificuldade que a criança encontra de dialogar e falar sobre seus conflitos, pois, ela vai mostrar isto a partir do brinquedo que escolhe para brincar, a partir da forma que escolhe para brincar, e aos poucos a resistência vai dando espaço para a fala que, aos poucos, vai se concretizando. Fala esta, que ela vai expor durante a brincadeira, ou seja, o psicoterapeuta neste momento, precisa estar atento a cada atividade que a criança realiza, para que possa compreender o que a mesma está trazendo para a terapia como queixa principal.

Outro ponto importante a ser destacado, é que não há uma fórmula exata para cada criança, assim como também não há com os adultos. Cabe ao psicólogo observar e encontrar métodos que tragam este sujeito para dentro da terapia, possibilitando melhorias nos conflitos psíquicos de cada um. Por fim, ressalto que não há terapia onde há resistência, ou seja, no início pode ser difícil e parecer que não tenha resultados, mas o tratamento só acontece a partir do momento em que o sujeito se liberta para que isto aconteça, e isto deve ser entendido pelo profissional, pela criança, e pelos responsáveis da mesma.

  • Acompanhamento psicológico fica a cargo da Psicóloga Rosevani Zattera, durante todas as manhãs.

Os atendimentos acontecem na estética Simetria, localizada na Avenida Primo Alberto Bodanese, número 1055, centro, Quilombo. Telefone para agendamentos: (49) 9 9904-5072

 


Tags da postagem

Atendimento psicologico AgendaSaude Rosevani Jaqueline Zattera Quilombo 19 de dezembro de 2018 Saúde Física Saúde Emocional Aproveitamento de Bens Materiais