Trabalho escolar estuda a história de Jardinópolis

Os alunos do 3º ano da Escola Nucleada Municipal Castro Alves desenvolveram um trabalho com objetivo de conhecer a história do município

Cadastrado em 05/07/2018 22:31

Notícia por Agência de Notícias Qbo Mais

Trabalho escolar estuda a história de Jardinópolis

Os alunos do 3º ano da Escola Nucleada Municipal Castro Alves desenvolveram um trabalho com objetivo de conhecer a história do município. O resultado desse estudo foi a construção de uma maquete da cidade de Jardinópolis sob orientação das professoras Fabiane Enderle e Vania Soletti Citadela. A iniciativa teve início em maio e está sendo finalizado no início deste mês. Envolveu as disciplinas de história e geografia, com foco aos pontos de referências e a história da colonização do município.

Para criar a maquete da cidade de Jardinópolis, alunos e professoras fizeram uma caminhada de observação na área urbana. Identificaram as ruas e os pontos de referência, a exemplo da igreja Católica, das escolas e da sede do Poder Administrativo Municipal. Algumas entrevistas com idosos foram feitas para ampliar o conhecimento histórico da colonização e foi elaborado um trabalho com os símbolos do município: bandeira e brasão.

Ao visitar uma construção histórica ou de um local de prestação de serviço à população, as professoras contextualizaram sobre a importância dos mesmos para o desenvolvimento da localidade. O estudo avançou para o interior do município, com relatos da história de cada comunidade.

Segundo as professoras, a abrangência do trabalho ultrapassa a questão prática de construir a maquete. O cerne do estudo é a construção do conhecimento de aspectos históricos da comunidade jardinopolense e algumas peculiaridades, a exemplo de como se desenvolveu o sistema de educação implantado no município, a logística (estradas e acessos) e a origem arquitetônica das residências das famílias.

Cada estudante foi motivado a construir uma maquete de sua casa e um ponto de referência. Esse trabalho de aula contou com a colaboração dos familiares na criação e execução. Do conjunto dos trabalhos individualizados foi montada a maquete da cidade de Jardinópolis, exposta para o público conhecer na sede da Escola Nucleada, localizada na Rua das Palmeiras, no horário comercial.

Fonte| fotos: Jornalista Idiomar Tessaro

 


Tags da postagem

Jardinópolis 05 de julho de 2018 Nível de Informação história do município