Inaugurada a unidade de venda e CD da Aurora em Passo Fundo

Lanznaster realçou a importância da integração com o Rio Grande do Sul, onde a empresa intensifica investimentos e tem parte de sua base produtiva no campo e nas indústrias. Destacou a relação afetiva com o Estado desde que graduou-se no curso superior de Agronomia, em Porto Alegre.

Em 06/09/2019 19:53
Atualizado em 06/09/2019 20:01

Notícia por Agência de Notícias Qbo Mais

Inaugurada a unidade de venda e CD da Aurora em Passo Fundo

Com a participação de duas centenas de convidados – incluindo lideranças políticas e empresariais – a Cooperativa Central Aurora Alimentos inaugurou nesta semana, em Passo Fundo (RS), a nova unidade de vendas e o Centro de Distribuição. O conjunto está estrategicamente localizado na rodovia federal BR 285, no bairro Sede Valinhos, próximo ao km 298.

A solenidade consistiu de exibição de audiovisual, pronunciamentos, benção, descerramento de placa e visita às instalações. Manifestaram-se, na ocasião, o gerente de vendas do Rio Grande do Sul, Ricardo Danilo Brugmann; o gerente regional sul-sudeste Manuel Sandes da Silva; o presidente da ReiterLog (empresa que construiu e locou para a Aurora o CD) Mauro Luiz Pilz, o prefeito de Passo Fundo Luciano Azevedo e o presidente Mário Lanznaster. O padre João Luiz Foschiera e o pastor Eder Savegnago abençoaram as novas instalações.

Lanznaster realçou a importância da integração com o Rio Grande do Sul, onde a empresa intensifica investimentos e tem parte de sua base produtiva no campo e nas indústrias. Destacou a relação afetiva com o Estado desde que graduou-se no curso superior de Agronomia, em Porto Alegre.

A nova unidade de distribuição e vendas de Passo Fundo fortalece a expansão em território gaúcho, onde a meta é atingir 45% dos consumidores. A Aurora Alimentos está presente no Rio Grande do Sul com duas indústrias de suínos (Erechim, Sarandi), uma indústria de aves (Erechim), uma fábrica de rações (Erechim) e um incubatório de aves (Aratiba). O processo industrial sustenta 3.647 empregos diretos nas plantas que abatem 3.740 suínos/dia, 114 mil aves/dia, produzem 25 mil toneladas de ração/mês e alojam 104 mil pintainhos/dia. A base produtiva, no campo, tem a força de 5.287 produtores de suínos, aves e leite associados das cooperativas filiadas Cooper Alfa (2. 039), Coperdia (650) e Cooper A1 (2. 598).

Também participaram da inauguração o vice-presidente Neivor Canton, o diretor de agropecuária Marcos Antônio Zordan, o gerente de operações Celso Cappellaro e os deputados Jerônimo Goergen e Ernani Polo, além do presidente da Cooperalfa Romeo Bet.

PRESENÇA GAÚCHA

Ostentando a condição de terceiro maior grupo brasileiro do segmento de carnes, a Aurora, com sede em Chapecó (SC), completou 50 anos de fundação, em 2019, com uma série de investimentos no campo, nas unidades industriais e na estrutura de distribuição e vendas. Tem mais de 28 mil empregados, faturamento anual de 10 bilhões de reais e opera oito plantas frigoríficas de suínos, sete plantas frigoríficas de aves e uma indústria de lácteos.

Para colocar em todo território nacional cerca de 800 itens em produtos a base de carne, leite, massas e vegetais, a Aurora investiu fortemente em logística e mantém 4 centros de distribuição, 15 unidades armazenadoras nas plantas produtivas e 24 unidades armazenadoras juntas às unidades de venda. É detentora das reconhecidas marcas Aurora, Nobre, Peperi e Aurolat, a empresa tem expandido sua atuação em território sul-rio-grandense.

O investimento total não foi informado porque o imóvel é locado (não pertence à empresa). A unidade proporcionará geração anual de ICMS no montante de R$ 18,5 milhões.

ESTRUTURA

O novo Centro de Distribuição de Passo Fundo atenderá parte da região Nordeste e Centro Oeste do Estado, com produtos expedidos e entregues diretamente pela unidade, que corresponde a 142 municípios. Grande parte das vendas da região Sudeste será expedida pela unidade e entregue pelos distribuidores, em 140 municípios. No total serão atendidos 242 municípios.

Em um terreno com área total de 50.000 m² foi edificada uma estrutura de 6.149,57 m² e instalado o pátio para manobra de caminhões e veículos com 15.000 m² de área. O prédio administrativo é formado por 12 salas, incluindo recepção, TI, sala de reunião, salas do departamento comercial, logística, RH, almoxarifado e arquivo definitivo. O local também abriga vestiários masculinos e femininos e rouparia; sala de recuperação térmica; balança para pesagem dos caminhões; quatro docas para carregamento; antecâmara com 403,99 m² de área útil e refeitório para funcionários.

A capacidade total de armazenagem corresponde a 1035 posições porta-pallets disponíveis. A capacidade de armazenagem de congelados é de 680 posições, de resfriados é de 235  posições e de armazenagem à seco é de 120 posições.

A receita operacional bruta da unidade de vendas de Passo Fundo está prevista em 137 milhões de reais para este ano (2019) e, em 151 milhões de reais, para o ano de 2020. Esse faturamento será obtido mediante a venda, respectivamente, de 18.900 toneladas e de 19.600 toneladas de produtos Aurora.

O número de empregos diretos da nova unidade é de 62 e outros 200 empregos indiretos e terceirizados foram criados. Essa é a segunda unidade de vendas no Rio Grande do Sul.  A outra fica em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre.

CONHEÇA A AURORA

Data de fundação: 15 de abril de 1969 (50 anos de fundação).

Primeiro presidente: Aury Luiz Bodanese.

Posição nacional: terceiro maior conglomerado industrial do setor de carnes.

Receita operacional bruta anual: R$ 9,1 bilhões.

Número de empregos diretos: mais de 29.000.

Número de cooperativas agropecuárias filiadas: 11.

Base produtiva no campo: 65.531 famílias de produtores rurais.

Processamento industrial: 1.000.000 de aves por dia.

                                                20.000 suínos por dia.

                                            1.500.000 litros de leite por dia.

Produtos: mix com mais de 800 itens em produtos a base de carne, leite, massas e vegetais.

Número de unidades industriais: oito plantas frigoríficas de suínos, sete plantas frigoríficas de aves, uma planta de lácteos.

Exportação: mais de 60 países.

Cooperativas filiadas: Cooperalfa, Caslo, Coopervil, Colacer, Coperdia, Cooperitaipu, Coasgo, Auriverde, Cooper A1, Coopercampos e Cocari.

Conselho de Administração:

Mário Lanznaster, presidente.

Neivor Canton, vice-presidente.

Marcos Antônio Zordan, secretário.

Élio Casarin, conselheiro.

Sérgio Marcon, conselheiro.

Cláudio Post, conselheiro.

Luiz Carlos Chiocca, conselheiro.

Diretoria Executiva:

Mário Lanznaster, presidente.

Neivor Canton, vice-presidente.

Marcos Antônio Zordan, diretor de agropecuária.

Leomar Luiz Somensi, diretor comercial.

Fonte|Foto:MB Comunicação

publicidade