Vinte e cinco anos de abertura de novas oportunidades aos cooperados

Evento reuniu aproximadamente 1400 pessoas para celebrar os vinte e cinco anos da Cresol Quilombo

Cadastrado em 01/07/2018 22:21
Atualizado em 02/07/2018 07:35

Reportagem por Maikon Tiago Lunedo

Vinte e cinco anos de abertura de novas oportunidades aos cooperados

Se o passado foi de raras oportunidades, o presente oferece uma vasta lista de alternativas para implementar os negócios do pequeno, médio e grande associado cooperativista. Isso mesmo, após a estruturação da Cresol Quilombo, em especial, os pequenos agricultores passaram a ter acesso ao crédito, e poder usufruir de benefícios que antes era para poucos.

Na noite do último sábado, dia 30, a instituição cooperativa Cresol Quilombo, celebrou seus 25 anos de fundação. Uma festa linda, abrilhantada pela presença de importantes lideranças, autoridades e associados.

Marcado por falas pontuais e recordações da história da cooperativa, as lideranças ditaram o ritmo do evento, ao som marcante dos aplausos que soavam como vibrações de cada conquista alcançada ao longo desses anos. Nas palavras simples de agricultores, era possível visualizar a necessidade de ser visto, acolhido e valorizado pelas instituições de crédito da época, daí surgiu a Credi Quilombo, para mais tarde ser a Cresol Quilombo.

Os participantes puderam relembrar os desafios e conquistas, e os mais jovens conhecer a história e aprender que não se desiste dos sonhos, ainda mais quando sonhados juntos.

O evento ainda contou com saboroso e bem preparado jantar, corte do bolo de 25 anos e animado show baile com Ari Corrêa e Grupo Alma da Querência. Uma festa linda, rica em detalhes, história construída por muitas mãos para que muitas outras possam poder plantar e colher.

Durante o evento várias lideranças deixaram seus depoimentos sobre a importância da Cresol Quilombo. Confira;

Odair José Rebelatto (Presidente da Cresol Quilombo) “Momento gratificante para nós da Cresol Quilombo, poder reunir um número tão expressivo de associados com seus acompanhantes para celebrar esse vinte e cinco anos de história, de lutas e de conquistas. Então esse é um momento que ficará marcado na história da Cresol Quilombo, e também na historia do município de Quilombo. Momento de agradecer a equipe de colaborados, aos associados, quadro social, aos fornecedores, imprensa, parceiros que fazem parte em algum momento da história dessa instituição de crédito”.

Rudemar Casagrande (Presidente Cresol central) – “É um momento importantíssimo para nós estar presente neste ato comemorando 25 anos da cooperativa, uma história bonita com algumas dificuldades, mas hoje, com uma credibilidade muito grande. A cooperativa esta com mais 40 milhões de ativos, isso pra nós é um orgulho para a Cresol Central e para as demais cooperativas, em saber que a Cresol Quilombo escreveu e esta escrevendo essa história”.

Miguel Antônio Steffens  (vice-presidente Cresol Quilombo) “Esses momentos são únicos na historia da Cooperativa, graças ao empenho da direção e equipe da Cresol Quilombo, e com a valorização que o associado teve e esta tendo, nós conseguimos chegar a uma cooperativa hoje sólida e bem estruturada, com um volume de recursos administrados que já ultrapassa os 40 milhões de ativos. Isso nos engrandece quanto cooperativa, engrandece quanto cooperativa filiada ao sistema Cresol, e que também é vitrine para as demais cooperativas do sistema. Passamos por uma trajetória bem delicada lá no passado, mas hoje com o empenho de todos conseguimos superar e tornar ela uma cooperativa viável e solida e que pode atender primeiramente nosso agricultor e também os demais associados/clientes de abrangência da cooperativa”.

Silvano De Paris (Prefeito de Quilombo) “Primeiro precisamos parabenizar os pioneiros, aqueles que tiveram a coragem de começar tudo isso. Aqui nós ouvimos o quanto foi difícil e quantas adversidades eles enfrentaram. Hoje a cooperativa Cresol, inserida em nossa cidade ela é uma grande parceria do desenvolvimento econômico e social da nossa comunidade, porque todo o investimento quase na sua totalidade fica concentrado aqui no município, são os nossos agricultores, e agora ela começa também movimentar com as pequenas empresas e isso vai fazer com que fomente a economia do nosso município e o dinheiro passa a circular cada vez mais na nossa cidade, e isso vai gerar emprego, vai gerar renda, com renda você vai aquecer a economia e nós vamos fazer com a cidade e o município cresça. Então nos temos instituições que fazem o mesmo papel e levam o seu lucro para fora do município de Quilombo, e a Cresol é uma das instituição que resgata inclusive a filosofia de banco, embora seja uma cooperativa, mas de atendimento. Você vai à entidade e é atendido pelo cidadão e não por uma maquina, e o contato do ser humano é algo que você não tem como substituir, é insubstituível. Então parabenizar, vinte e cinco anos não é todo dia, então é uma grande conquista, e o município de Quilombo ele quer felicita-la por essa data, pois temos orgulho de ter essa instituição fixada em nosso município, principalmente pelo papel social, em prol do desenvolvimento, empreendedorismo, e aquilo que ela fomenta pro bem estar da nossa gente”.

Neuri Meurer (Prefeito Irati) – “Hoje todos os associados da Cresol Quilombo estão de parabéns por esses vinte e cinco anos de sucesso. E com certeza todos os municípios que possuem unidades da Cresol instalada estamos de parabéns, porque estão contribuindo com seus associados e também com os municípios”.

Giovane Guibelmair (Presidente da Cresol base Oeste)“ O cooperativismo em si ele faz a aproximação das pessoas, ele faz com que as se ajudem. Quilombo pela sua historia organizacional foi à região que teve o inicio da cooperativismo apoiado por organizações de fora, e Quilombo se desafiou a constituir um cooperativismo diferente onde as pessoas estão em primeiro lugar, e isso fez com que a cidade se se torna referencia. Hoje comemoramos essa historia de muita luta”.

Paulo Roberto Munarini (Presidente da Cresol Chapecó) – “A Cresol Quilombo é uma referencia para o nosso sistema Cresol. Referencia de organização e superação. Por tudo oque passaram, e hoje estarem no patamar que estão, sendo criada, organizada e administrada por agricultores e que tem avançado a cada dia na sua área de atuação e prosperando a vida, levando oportunidade de melhor condição de vida para os agricultores, os trabalhadores na cidade, para o comercio em geral. È uma realidade diferente, é um exemplo que o desenvolvimento sustentável ele se dá onde a gente esta atuando, no município onde estamos”.

Paulo Roberto – (Presidente Cresol Pedra Branca/Coronel Martins)- “Parabéns pelo motivo que temos muito a comemorar”. Não podemos esquecer as raízes, aqui se plantou as sementes de um cooperativismo de crédito solidário diferente das demais instituições. A gente sempre tenda trabalhar pensando em nós, agricultores familiares, a gestão das nossas cooperativas Cresol, hoje são administradas pelos próprios agricultores com muita eficácia e honestidade”.

Sizinando Biazus (Cresol Pinhalzinho) – “Parabenizar direção e equipe, uma data especial chegar aos vinte e cinco anos com uma cooperativa tão bem conduzida demonstrando a solides desse trabalho ao longo dos anos. Quando se busca fazer uma gestão diferenciada no cooperativismo, também se espelha nas cooperativas que são referencia, e Quilombo é com certeza uma que nos inspira”.                         Na foto - Ex-prefeito de Pinhalzinho Fabiano da Luz marcando presença no evento. Ele é um apoiador do cooperativismo.

Amarildo Marin (Presidente Cresol Xanxerê) – “Parabenizar a direção por esse trabalho que está sendo feito, aos associados que é o principal objetivo da cooperativa. O trabalho que está sendo feito com honestidade é muito importante, pois leva recursos aos agricultores para que cada vez se desenvolva mais”.

Antônio dos Santos (Cresol Xanxerê) – “Acredito que a cresol quilombo tem uma importância muito grande para o seu quadro social. Hoje nós temos no sistema Cresol Central 30 cooperativas, mas Quilombo foi à primeira. A Cresol Quilombo foi fundamental para criar nossas lideranças e novas cooperativas que veio se desenvolvendo toda a agricultura da região através das linhas de Pronaf. Então ajudou a conquistar esses créditos que hoje é a realidade, que chegou para transforar a vida dos nossos associados”.

Ivanilde Conte (Cresol Formosa do Sul)- “A Cresol Quilombo significa para nós resistência, para esse projeto que queremos construir de vida digna, as famílias fazem parte desse processo onde os jovens, as mulheres sejam inseridas, e enfim, tenham oportunidades de uma vida humanizada”.

Ariel Loureiro da Silva (Presidente Cresol jacutinga/RS) – “Gratificante esta aqui comemorando essa data, nós sabemos que a Cresol Quilombo foi a pioneira no cooperativismo de crédito solidário e vem desenvolvendo um belíssimo trabalho aos associados, sendo exemplo nas suas atividades, no empenho para valorizar a comunidade social e também o quadro social”.

Rosane Pansera Dalsoglio (Presidente Cresol Planalto Serra/RS) – “A Cresol Quilombo foi pioneira em organizar esse sistema de crédito, onde iniciou por Santa Catarina e chegou ao Rio Grande Sul. Hoje estamos aqui para prestigiar esse momento especial, pela importância que ele tem para Cresol, mas em especial aos associados, por todos os beneficios que a instituição trouxe aos associados, principalmente a agricultura familiar que na época eram desassistidos do credito rural”.

Deputado Estadual Dirceu Dresch Esteve presente ao evento, parabenizando direção e associados pelos 25 anos da instituição.

"Se Vinte e cinco anos nos reservou um legado como este, só podemos esperar mais vinte e cinco para dobrar os anos de história, multiplicar as conquistas, somar mais cooperados, dividir os momentos, e diminuir a distancia entre as dificuldades e as oportunidades. "                                 

Parabéns Cresol Quilombo pelos seus 25 anos de história.

Fonte|Foto: Maikon Tiago Lunedo


Tags da postagem

25 anos Cresol Quilombo Odair josé Rebelatto Silvano de Pariz Quilombo SC 01 de julho de 2018 Amigos e Vida Social Ética e Honestidade Metas e Foco em Atingi-las Giovane Guibelmair Paulo Roberto Munarini Paulo Roberto Sizinando Biazus Antônio dos Santos Ivanilde Conte Miguel Antônio Steffens

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar