Limpeza e regulagem do pulverizador, o primeiro passo para uma safra produtiva

Em 02/09/2020 11:19
Atualizado em 02/09/2020 14:23

Notícia por Agência de Notícias Qbo Mais

Limpeza e regulagem do pulverizador, o primeiro passo para uma safra produtiva

Com expectativa de recorde de produção no ano-safra e os bons preços praticados na comercialização da soja e do milho, empresários rurais da região Sul aguardam a “liberação” do clima para iniciar o plantio da safra 2020/2021. Muitos já estão com a área pronta, porém, ainda há aqueles que precisam fazer a dessecação.

Segundo o engenheiro agrônomo da Cooperativa Agropecuária São Lourenço (Caslo), Mateus Alberto Griss, a dessecação da área é o primeiro estágio da safra e, por isso, o produtor não pode errar. Segundo ele, o ideal é fazer as aplicações em torno de 20 a 30 dias antes do plantio. “Como na região existem três plantas daninhas de difícil controle – azevém, buva e o capim amargoso – às vezes é preciso fazer a dessecação sequencial, em duas vezes, para alcançar a máxima eficiência no controle”, explica.

Griss conta que outro fator importante, que impacta na qualidade da dessecação, é a limpeza e regulação do pulverizador. Ele explica que agora é o momento certo do produtor, por exemplo, fazer a limpeza do tanque, troca dos bicos, peneiras e filtros.

Na prática, isso vai evitar o desperdício de produtos, desgaste da máquina e garantir a uniformidade da pulverização. “Uma boa produtividade depende necessariamente de uma boa dessecação”, disse lembrando que o departamento técnico da cooperativa está a disposição para auxiliar na limpeza e regulagem dos equipamentos.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Caslo, os protocolos recomendam a limpeza e regulagem do pulverizador a cada seis meses. “É um processo trabalhoso, mas logo na primeira pulverização o produtor já percebe a diferença” observa lembrando que, assim como em outros setores, a produção de grãos segue estágios. “O erro num deles pode comprometer o resultado no final da safra”.


Tags da postagem

Geral Mateus Alberto Griss CASLO SLO NH Nvo Horizonte São Lourenço do Oest