Possível meteoro é avistado em pelo menos 38 cidades do RS

Fenômeno foi relatado em diferentes regiões do Estado na noite desta quinta-feira.

Em 07/06/2019 17:02

Notícia por Agência de Notícias Qbo Mais

Possível meteoro é avistado em pelo menos 38 cidades do RS

Moradores de ao menos 38 cidades do Rio Grande do Sul relataram terem visto um meteoro no céu na noite desta quinta-feira, dia 6. Segundo a Rádio Gaucha, dezenas de pessoas, de diferentes regiões do Estado, contaram ter visto um objeto luminoso se deslocando no céu. Algumas narraram inclusive ter escutado estrondos e sentido tremores.

Os relatos vieram das regiões Metropolitana, Noroeste, Central e das Missões. O vídeo acima foi gravado por Nicolas Dall Agnol, de Getúlio Vargas. Abaixo, veja também as imagens feitas por Cássio Patias, em Tupanciretã.

De acordo com a meteorologista Fabiene Casamento, o fenômeno luminoso surge quando corpos de tamanhos variados, mas em geral minúsculos, penetram na atmosfera da Terra a altíssimas velocidades.

O brilho é consequência do aquecimento do próprio corpo e do ar por atrito e por pressão. Em comunicado, a especialista da Somar Meteorologia explica que esses eventos podem ser vistos e até ouvidos mesmo durante o dia.

O repórter Paulinho Barcelos, da Rádio Cruz, contou que estava jantando em um restaurante na região central de Cruz Alta quando avistou uma "bola de fogo no céu":

No começo da manhã desta sexta-feira, dia 7, a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) informou, em nota, que o objeto tratava-se de fato de um meteoro e teria ocorrido no oeste do Estado do Rio Grande do Sul. 

Fonte: Oeste Mais.


Tags da postagem

Geral Rio Grande do Sul 06 de junho de 2019 Aproveitamento de Bens Materiais meteoro