Saúde, bem-estar e prevenção é foco da semana Sipat da Fundação Hospitalar

Em 30/09/2020 08:40

Notícia por Agência de Notícias Qbo Mais

Saúde, bem-estar e prevenção é foco da semana Sipat da Fundação Hospitalar

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Fundação Hospitalar São Lourenço realizou, de 21 a 24 de setembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).

Em forma de roda de conversa e em grupos escalonados, os profissionais participaram de discussões sobre: a importância do exercício físico e os efeitos deletérios da má postura no trabalho (fisioterapeuta Solange Rodrigues); imunidade em tempos de Covid-19 (farmacêutica Patrícia Lazarin e nutricionista Vanessa Meneguetti Batistti); princípios básicos de prevenção e combate a incêndios (técnico em radiologia Edson Rodrigo Tonin); e vamos conversar sobre luto? Um diálogo sobre as nossas perdas do dia a dia (psicóloga Pamela Pansera).

De acordo com a presidente da Cipa, Jaqueline Cardoso Honaiser, apesar da pandemia exigir alguns cuidados e adaptações, a Sipat foi realizada com sucesso e atendeu os objetivos. Entre as mudanças feitas para essa edição, a presidente da comissão citou, por exemplo, a redução do tempo e do número de pessoas em cada evento e o envolvimento dos próprios profissionais da entidade na discussão dos temas. “Foi interessante, pois quebramos aquela rotina de palestras e todos puderam compartilhar experiências do dia a dia”, resume.

Jaqueline explicou que a escolha dos assuntos possibilitou a reflexão e aplicação do aprendizado no ambiente de trabalho, convívio social e familiar. Segundo ela, são questões práticas que melhoram o dia a dia. “Além do aprendizado acaba sendo uma forma de confraternizar e socializar, pois nesse período, pela questão da pandemia e a limitação, a gente fica mais tenso. As áreas de trabalho estão bem restritas para que eventuais contaminações sejam minimizadas”.

Outras ações

Além da Sipat, a presidente da Cipa disse que há um trabalho contínuo para manter a equipe saudável. Durante a pandemia há, por exemplo, a definição de fluxos específicos. “São medidas de cuidados e de higiene que se aplicam nas residências também”.


Tags da postagem

Geral Solange Rodrigues Fundação Hospitalar São Lourenço SLO São Lourenço do Oeste Fundação Hospitalar Jaqueline Cardoso Honaiser Pamela Pansera Meneguetti Batistti Patrícia Lazarin Edson Rodrigo Tonin