Ipuaçu investe no desenvolvimento social e econômico

Município adere ao Programa Cidade Empreendedora e inaugura novo serviço de apoio ao setor empresarial

Em 12/08/2020 16:12

Notícia por MB Comunicação

Ipuaçu investe no desenvolvimento social e econômico

O município de Ipuaçu, no oeste catarinense, lançou nesta quarta-feira (12), durante solenidade adaptada em função da pandemia da covid-19, o Programa Cidade Empreendedora, que será executado até dezembro deste ano em parceria da Administração Municipal e do Sebrae/SC. Na oportunidade, também foi inaugurada a Sala do Empreendedor – novo serviço de apoio ao setor empresarial local.  O evento integrou de maneira online e presencial lideranças políticas e empresariais, secretários e servidores municipais, consultores credenciados e diretores do Sebrae/SC.

A intenção do Poder Público é fortalecer o comércio local, promover o desenvolvimento econômico e social, incentivar o empreendedorismo e diversificar a base de atividades econômicas. “Temos grandes expectativas com o Programa Cidade Empreendedora. Temos muitas demandas e, apesar de sermos um município pequeno, não paramos de crescer. Nossa certeza é de que essa parceria trará resultados ao desenvolvimento econômico local”, ressaltou a prefeita Clori Peroza.

No município serão executadas 15 soluções nos eixos de liderança – atores do desenvolvimento; desburocratização para processos de abertura, alteração e baixa de empresas; Sala do Empreendedor e compras governamentais. Ipuaçu também contará com projeto de adequação dos resíduos sólidos e de aprimoramento do artesanato indígena. Segundo a prefeita, também estão previstas atividades de incentivo ao empreendedorismo rural, que serão desenvolvidas em parceria com a Epagri, e voltadas à organização dos pequenos produtores. “Estávamos há um tempo articulando essas propostas, que agora são reais. Estamos felizes e trilhamos o caminho correto na promoção do desenvolvimento social e econômico, pois as ações serão executadas por servidores municipais efetivos que darão continuidade ao trabalho”, argumentou.  

Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, o maior desafio do Poder Público e da entidade está relacionado ao aumento da produtividade das micro e pequenas empresas, assim como ocorreu no agronegócio catarinense com a profissionalização do homem do campo e da inserção de novas técnicas e tecnologias avançadas. “São as pessoas que fazem a diferença e na medida em que empreendem, geram emprego e renda, além de contribuírem para o desenvolvimento dos municípios”, destacou.

“O empreendedorismo é a concretização de sonhos. Para que as pequenas empresas tenham sucesso em sua trajetória de desenvolvimento precisam de um ambiente favorável para os negócios e apoio do Poder Público”, enfatizou o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC Paulo Cesar Sabbatini Rocha ao fazer uma análise do mercado. “Observamos que a capacidade de contratação dos setores privado e público chegou ao seu limite, o que reforça a necessidade de transformar a ocupação em um negócio por meio do empreendedorismo”, afirmou.

Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor de Ipuaçu integra a estrutura Administrativa Municipal. O horário de atendimento é das 8h às 12 horas e das 13h15 às 17h15, de segunda a sexta-feira.  O telefone de contato é (49) 3449-0045 e o e-mail saladoempreendedor@ipuacu.sc.gov.br.

Segundo Trennepohl, o serviço será referência no atendimento das demandas do setor empresarial, tanto para abertura, alteração ou baixa da empresa quanto para o fortalecimento dos negócios. “Os serviços prestados trazem como pilares a promoção da melhoria das pequenas empresas, o repasse de informações para tomada de decisão e simplificação dos processos para quem deseja empreender”, comentou.

 


Tags da postagem

Sebrae