Sala do Empreendedor de Palma Sola contribui para a melhoria da gestão dos negócios

Manter o equilíbrio da administração financeira, elaborar estratégias para reter talentos, otimizar processos internos, utilizar as tecnologias a favor do negócio e projetar a expansão da empresa, mesmo com as incertezas da economia nacional.

Em 27/03/2020 16:43

Entrevista por MB Comunicação

Sala do Empreendedor de Palma Sola contribui para a melhoria da gestão dos negócios

 

Manter o equilíbrio da administração financeira, elaborar estratégias para reter talentos, otimizar processos internos, utilizar as tecnologias a favor do negócio e projetar a expansão da empresa, mesmo com as incertezas da economia nacional. Esses são questionamentos de muitos empreendedores. Para auxiliar nesse processo a Sala do Empreendedor de Palma Sola, no extremo oeste, disponibiliza consultorias gratuitas na área financeira. A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

“Um olhar externo e crítico para seu negócio, com embasamento nas experiências positivas e negativas de outros empreendimentos, como é o caso de um consultor, vem agregar na melhoria da gestão e otimizar os resultados, ou seja, apenas contribuirá para o crescimento da empresa” analisa o empresário Rafael Augusto Link sócio proprietário da Link Agroflorestal Ltda, que há três anos atua no plantio, na colheita, no transporte, no desdobro e no beneficiamento de madeira.

Segundo o empreendedor, os principais desafios que enfrentava e que lhe motivaram a buscar auxílio na consultoria estavam relacionados ao gerenciamento administrativo interno da empresa.  “Observamos melhorias imediatas, pois de modo geral avançamos nos controles de estoque, de despesas e de investimentos”, relata.

Fortalecimento dos negócios locais

A Sala do Empreendedor disponibiliza o suporte para simplificação e desburocratização dos processos para abertura e formalização da empresa, emissão de certidões e de guias diversas (Documento de Arrecadação do Simples Nacional - DAS), auxílio para a Declaração Anual (MEI) e na parte burocrática e documental para processos licitatórios. Também orienta, qualifica e oferece consultorias que auxiliam o melhoramento e a competitividade dos negócios locais.  De acordo com a agente de desenvolvimento local, Tamara Scatola Luvison, neste período de crise mundial causada pela pandemia do Covid-19 não há   atendimento presencial na estrutura.

Para o prefeito de Palma Sola, Cleomar Mantelli (Kiko), o Programa Cidade Empreendedora tem sido um marco para o município ao promover mudanças positivas, realizar ações efetivas de educação empreendedora, capacitar os empreenderes locais e incentivar a abertura de novos negócios. “Essa parceria, administração municipal e Sebrae/SC tem possibilitado avançar na qualidade da prestação dos serviços públicos e no aprimoramento das ferramentas de desenvolvimento econômico. Fomentamos o progresso e a qualidade de vida”.


Tags da postagem

Sebrae Sala do Empreendedor Cidade empreendedora Palma Sola