Sensação de amplitude em ambientes

As cores, além de suas diversas finalidades, são capazes também, de transmitir a sensação de amplitude nos ambientes e você pode utilizar dessas ferramentas para otimizar seus ambientes internos.

Em 07/08/2019 18:10
Atualizado em 01/07/2020 21:29

Notícia por Maikon Tiago

Sensação de amplitude em ambientes

Hoje trago a você algumas dicas importantes na composição de seus espaços internos. Muitos nem sabem, mas as cores, objetos e iluminação transparecem algumas sensações nas pessoas, basta utilizá-las de forma proposital. Vamos às dicas então?

As cores, além de suas diversas finalidades, são capazes também, de transmitir a sensação de amplitude nos ambientes e você pode utilizar dessas ferramentas para otimizar seus ambientes internos.

Os espelhos, por exemplo, é uma ótima opção, ele tem a função de refletir, e essa reflexão dá a sensação de amplidão, além disso, o mesmo é utilizado como um elemento decorativo, portanto, você pode usar e abusar de espelhos em seus ambientes, sala de estar, jantar, dormitórios até mesmo em hall de entrada.

Os tons claros é os que mais fazem a função de expandir o espaço, ou pelo menos dão a impressão de um ambiente maior (branco cinza, bege, neutro), além disso, são os tons que mais combinam, quando se trata de decoração. Então aquele espaço pequeno em sua residência, que por vez, você gostaria que ele parecesse maior, é só investir nesses tons, que não terá erro. Obviamente que não precisa ser necessariamente tudo branco, mas sim, cores claras (cor céu, cor gelo, rosa claro, bege, verdinho) sejam lá qual for a cor, o que precisa é estar dentro da família das cores geladas, de calmaria dos tons claros. Você pode apostar em uma cor mais escura para algum móvel, mas sempre manter a neutralidade se o propósito é aperfeiçoar os espaço e deixá-lo com a percepção de maior.

Outra dica bacana é na disposição de mobília, um ambiente com muitos utensílios torna o espaço carregado de mais aposte em alguns poucos objetos, isso vai dar a percepção de um ambiente maior, e bem organizado. Prateleiras flutuantes em paredes são uma ótima opção, pois enganam o olhar, bem como mobílias desencostadas de paredes, esses parecem ser pequenos detalhes mas é nos pequenos detalhes que percebemos as grandes diferenças. Aposte nisso!

 A escolha dos móveis também tem que ter um pouco de cuidado, não é necessário usar mobílias pequenas, mas, finas e enxutas, literalmente magrinhas isso vai dar a sensação de ambiente grande, e na verdade o que vai transparecer isso é apenas a mobília que você dispor em seu ambiente. Por último, mas, não menos importante, elimine elementos que barram a entrada de iluminação natural em seu cômodo, à luz natural precisa entrar pra dar destaque no ambiente e por vez, auxilia muito na amplitude do espaço.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Gostaria de ler sobre algum assunto em específico, fique com meu contato e vamos conversar!

Fone: (49) 99831-5816

Por Keli de Marco, Arquiteta e Urbanista Fonte imagens: Pinterest 

Entre em contato conosco!