Programa Smart Rádio: Cresce número de ouvintes on-line com a pandemia da covid-19

Vantagem do rádio tem sido a capacidade de estimular a imaginação por meio do conteúdo transmitido

Em 20/11/2020 16:07

Notícia por MB Comunicação

Programa Smart Rádio: Cresce número de ouvintes on-line com a pandemia da covid-19

 

Tendências de marketing em um mercado em constantes mudanças” foi o tema da palestra com a instrutora Patrícia Santos, nesta semana, no Programa Smart Rádio – Gestão e Inovação para Rádios. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio de Televisão (Acaert) e o Sebrae/SC.

Em um ano de desafios e adaptações para todos em virtude da pandemia da covid-19, Patrícia lembrou que enquanto algumas pessoas reclamam o tempo todo outras usam essa energia para resolver o problema e identificar novas oportunidades. “Inovar não é reinventar a roda, mas sim incorporar o novo ao seu negócio. Isso é possível para todos”, reforçou.

Conforme Patrícia, as mudanças são tão temidas pelas pessoas, pois associam com a perda de algo valorizado ou pelo receio de não conseguir atingir o resultado desejado. “A ação efetiva reflete o medo que convida à ação, à preparação e ao uso da energia para proteger aquilo que aprecio, assim me convida a investir no desconhecido. Evoluímos para prever e controlar nossas circunstâncias”, argumentou.

Ao experimentar uma mudança o cérebro pode interpretá-la como ameaça ou desafio. Patrícia explicou as cinco etapas desse processo: negação; revolta; barganha; depressão e aceitação. “A falha mais comum na liderança é tratar desafio adaptativo como se fosse técnico. As pessoas precisam mudar seus valores, hábitos e maneira de trabalhar, não existe solução conhecida para o cenário que vivemos”, expôs.

Estudos revelam que neste período de pandemia as pessoas têm buscado por mais entretenimento. Fato que favorece a radiodifusão, pois: de dez pessoas, oito estão ouvindo por mais tempo o rádio. Pesquisa da Nielsen, aponta os seguintes incrementos: 26% ouvem em casa; 19% em dispositivos móveis; 14% podcast; 12% em computadores e 10% em alto-falantes inteligentes. Outro dado interessante é a elevação do consumo de podcast do Spotify durante a pandemia em 21%, além do aumento de 42% do tempo gasto nos Estados Unidos da América com áudio, no segundo trimestre de 2020. “A previsão é de que os gastos com anúncios nas rádios aumentarão 16,8%, em 2021”, antecipou.

“Esses dados refletem que a taxa de escuta mudou para uma média mais sustentada ao longo do dia. Ao contrário do que acontecia com os picos de audiência em torno dos horários tradicionais de deslocamento ao trabalho, pois muitas pessoas estão em home office, tendência que se manterá no pós-pandemia. Com o crescente número de ouvintes on-line as estações de rádio expandem sua audiência. A vantagem do rádio tem sido sua capacidade de estimular a imaginação do conteúdo transmitido. Então, a solução é destacar os principais diferenciais, ou seja, o que é particularmente valioso para seus clientes, seja desconto, entrega gratuita ou voucher”, comentou.

PROGRAMA

Para o diretor executivo da Acaert, Leonardo Soares Amorim, o programa Smart Rádio –  que está nas etapas finais de conteúdo neste ano – tem cumprido seu papel. “Esse ano foi marcado por muitos desafios e para enfrentá-los precisamos estar preparados, o que não significa somente saber o que fazer, mas sim de estar aberto aos novos conhecimentos, insights e contribuições de outros profissionais. Sou entusiasta da busca por capacitações, porque há duas formas de gerar valor ao seu produto/negócio: incrementar tecnologia ou conhecimento”, enalteceu.

O Smart Rádio é um programa elaborado de maneira personalizada para atender as temáticas levantadas na pesquisa, com assuntos relacionados à gestão empresarial, aspectos técnicos e inovação. A iniciativa tem duração de 18 meses e sua metodologia inclui: capacitações presenciais e a distância, workshops, palestras e consultorias. O programa é desenvolvido nas regiões de Chapecó, Blumenau e Criciúma. No oeste participam 16 emissoras de rádio.


Tags da postagem

Sebrae