UNIMED CHAPECÓ: Gestão de Pessoas por Competência: “Nossa evolução” começou

“Talentos Unimed”: esse é o tema que norteia o terceiro ciclo de Gestão de Pessoas por Competências (GPC) da Unimed Chapecó. Para iniciar os trabalhos na cooperativa médica, o Módulo I trouxe uma proposta de refletir sobre os talentos, identificá-los e trabalhar a forma de melhor aplicá-los no dia a dia.

Em 13/02/2020 17:02

Notícia por MB Comunicação

UNIMED CHAPECÓ: Gestão de Pessoas por Competência: “Nossa evolução” começou

Talentos Unimed”: esse é o tema que norteia o terceiro ciclo de Gestão de Pessoas por Competências (GPC) da Unimed Chapecó. Para iniciar os trabalhos na cooperativa médica, o Módulo I trouxe uma proposta de refletir sobre os talentos, identificá-los e trabalhar a forma de melhor aplicá-los no dia a dia. O desenvolvimento aconteceu entre os dias 5 de dezembro de 2019 e 24 de janeiro de 2020. Além de falar em talentos, os colaboradores passaram a conhecer a “Nossa Evolução”, que é o novo formato de GPC da Unimed Chapecó, um formato próprio, pensado na realidade da cooperativa médica.

         Junto ao novo formato, o GPC conta também com a nova condução do modelo, que passa a ser realizada pela equipe de Desenvolvimento de Gestão de Pessoas da cooperativa. As colaboradoras Bruna Ferronato Tortelli e Makeli Karine Schwingel Cesco ministraram os treinamentos com os colaboradores, que passaram a ser organizados em grupos funcionais de acordo com as complexidades de cada cargo, tornando os momentos mais específicos, claros e direcionados de acordo com as responsabilidades de cada colaborador.

         Os treinamentos envolveram dinâmicas e exercícios em grupo que propuseram a reflexão sobre as competências comportamentais humanas, comuns a todos os colaboradores, e as competências comportamentais funcionais, que são direcionadas a cada grupo de cargos.  Comunicação, resolutividade e intercooperação foram algumas das competências colocadas em pauta.

Para falar de competências é necessário entender sua definição. Segundo a literatura, competências são um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA), conceito este já apresentado nos ciclos anteriores do GPC.  Neste novo ciclo, foi abordado como forma de reconhecer e identificar as novas competências profissionais dos colaboradores da cooperativa. Para representação do conceito, no início dos treinamentos, foi entregue aos participantes sachês de chá com uma mensagem de boas-vindas, com a hashtag #Razõesparafazerseuchá, que faz relação com a campanha institucional “Razões” da Unimed Chapecó.

“É válido destacar que todos nós possuímos talentos, muitas vezes não os percebemos e gastamos energia para nos desenvolver em áreas que divergem do que realmente somos. Um exemplo é uma pessoa com o talento ‘introspecção’ que passa a vida trabalhando para se comunicar melhor e tornar-se mais desinibida, mas não percebe que essas características fazem parte de sua personalidade”, destaca Makeli. Ela complementa ao afirmar que, em muitos casos, passa-se um tempo significativo identificando aspectos comportamentais para ser “igual a maioria”, sem perceber que é perdida uma grande oportunidade de desenvolvimento naquilo que identifica cada pessoa e a torna um profissional único e autêntico.

         “É essencial valorizar o que somos e desenvolver aquilo que temos de positivo, porque talento é isso: é ser autêntico e natural, é promover realização, satisfação e dar sentido na sua vida. Nascemos talentosos, desenvolvemos talentos na infância e na vida adulta, muitas vezes, precisamos nos enxergar sob uma perspectiva diferente, desenvolver o autoconhecimento e nos enxergar de verdade”, completou Bruna.

 

Texto: Andressa Recchia/Unimed Chapecó


Tags da postagem

Saúde Unimed Chapecó