Saber
Aurora 52 anos

Gestão financeira possibilita ações com antecedência

Por Redação Quilombo Mais em 08/03/2021 às 16:24:27

Como definir as necessidades e sobras financeiras da empresa? De onde veio e para onde está indo o dinheiro? Como conectar a organização aos stakeholders? Esses questionamentos nortearam a palestra on-line "O papel do contador na gestão financeira das empresas", promovida pelo Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), por meio do Núcleo de Estudos Contábeis Chapecó (NECC), na última semana. O palestrante foi o mestre em Ciências Contábeis e contador corporativo no Sistema Cresol Sicoper, Estevo Mateus Olesiak.

O palestrante abordou atuações específicas do contador e como ele pode ser estratégico na contribuição para uma gestão financeira que possibilite definir ações com antecedência. Também abordou quando e onde buscar crédito e observou aspectos que podem auxiliar o empresário a ter uma gestão que propicie economia. "O fluxo de caixa é a principal ferramenta para a gestão financeira. Com ela, é possível antecipar necessidades, mas é fundamental ter isso estruturado", comentou Olesiak.

lw romano venda

Situações em que o contador pode atuar na divulgação das demonstrações contábeis, tanto em notas explicativas, quanto em relatórios da administração, também foram relatadas na palestra. De acordo com Olesiak, esses documentos precisam refletir fidedignamente a situação da empresa, facilitando a relação com os stakeholders. Um exemplo é no momento de buscar crédito junto a instituições financeiras. "Se não apresentar os números da empresa, o analista de crédito provavelmente seguirá uma tabela padrão e isso pode ser prejudicial. É importante preparar esses materiais para que o analista veja a organização como ela realmente é", enfatizou.

O presidente do Sindicont, Everton Alberto Bortolotto, frisou a importância das palestras para ampliar conhecimento. "O Sindicato busca trazer temas diferenciados e de interesse dos contabilistas. Atendemos empresas de diversos portes e segmentos e precisamos estar preparados para auxiliar e suprir suas necessidades", sublinhou, ao acrescentar que a entidade quer estar próxima dos profissionais. "Com a pandemia, não pudemos mais fazer os eventos presenciais, mas assim que possível retomaremos os cursos e palestras nesse formato. Estamos sempre abertos para sugestões", assegurou.

lw romano venda

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

Tags:   Economia
Comunicar erro
MVA

Comentários

nespolo 3