O Programa Lucra Mais, idealizado pelo Sebrae/SC em parceria com o Senac-SC, a Fecomércio-SC e a FCDL-SC, finalizou as 26 turmas do primeiro semestre de 2024 e superou o número de empresas atendidas, chegando a 845. Dessas, 656 eram microempresas, 176 empresas de pequeno porte e 13 empresas de outros portes, todas atuantes no comércio varejista e serviços em Santa Catarina.
Para o gerente de Competitividade do Sebrae/SC, Roberto Tavares de Albuquerque, o Programa Lucra Mais conseguiu atuar na inovação das empresas participantes em áreas como finanças, marketing, vendas, processos e pessoas, impulsionando o aumento da lucratividade delas.
“O cenário empresarial é dinâmico e está em constante evolução e transformação em relação às melhores práticas e tendências de gestão, o que exige atualização constante para tornar os negócios ainda mais competitivos. Por isso, acreditamos que iniciativas como o Lucra Mais são fundamentais no fomento dos pequenos negócios”, destaca.
Ao todo, o Programa contou com cinco fases distintas. No onboarding, além de conhecer de perto o funcionamento da iniciativa, os empreendedores participaram de uma palestra sobre ‘Liderança em Vendas’ e realizaram um diagnóstico empresarial. Na sequência, vivenciaram uma imersão sobre marketing e vendas e outra voltada a processos. A partir daí, passaram para as fases imersivas sobre finanças e liderança e pessoas. Concluindo, assim, as 21 horas de curso.
O conhecimento adquirido pode ser colocado em prática durante atividades integradoras, utilizando ferramentas específicas para executar as ações e colher os melhores resultados para os negócios. Em abril, por exemplo, no início do Programa, o faturamento médio das empresas era de R$ 156.481,15 e em julho, após a participação das empresas no Lucra Mais, esse valor passou para R$ 169.828,12, ou seja, um aumento de 8,52% no faturamento para 68% dos negócios participantes e um saldo positivo para 90% deles. Já com relação à lucratividade, o aumento percentual foi de 5,12% na comparação de abril com julho de 2024.
“Um fato relatado pelos empresários durante o período do Programa Lucra Mais, foram as oportunidades de aplicarem o conhecimento e investimentos em duas datas representativas, especialmente para o comércio: Dia das Mães e Dia dos Namorados. As datas impactaram os investimentos em contratação de pessoas, investimentos em estoque de mercadorias, campanhas on e off, melhorias em visual merchandising. Todos os aspectos são relevantes quando analisados o índice de lucratividade. Mesmo assim, 83% das empresas obtiveram aumento na lucratividade”, comenta o gerente.
Do total dos negócios inscritos, 482 eram liderados por mulheres e 363 por homens e 29% das empresas tinham de 2 a 5 anos de atividade, 28% mais de 15 anos de funcionamento. Analisando o índice de escolaridade, 29% dos empresários têm ensino médio completo e outros 28% o ensino superior completo. E, quanto à faixa etária, 31,48% deles possuem de 30 a 39 anos e outros 25,44% de 40 a 49 anos.
A empreendedora da Jung Representações Comerciais de Pomerode (SC), Manoela Jung Vogel ficou surpresa com o programa e a capacitação.
“Muitas vezes a gente acha que como pequeno e médio negócio não temos condições de investir numa mudança muito grande, em um consultor, ou algo assim, pensando que isso pode pesar financeiramente. E esse curso mostrou que podemos fazer pequenas mudanças, capazes de gerar grandes resultados, então foi muito produtivo e bem enriquecedor. Com certeza me abriu portas para outras oportunidades e me deu mais vontade de fazer outros cursos. Agradeço ao Sebrae e a todas as outras entidades envolvidas”, conta ela.
Os resultados obtidos no Programa Lucra Mais ressaltam a relevância das parcerias firmadas e a participação efetiva dos empresários.
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