Saber
Aurora 52 anos

Reportagem da Agência Brasil ganha Prêmio Andifes de Jornalismo 2020

Por Redação Quilombo Mais em 30/03/2021 às 20:24:18
Fabio R. Pozzebom/Agencia Brasil

Fabio R. Pozzebom/Agencia Brasil

A reportagem Escola p√ļblica no DF atua para prevenir depress√£o e automutila√ß√£o, publicada em mar√ßo de 2019 pela Ag√™ncia Brasil, é uma das vencedoras do Pr√™mio Andifes de Jornalismo 2020, na categoria Educa√ß√£o B√°sica. A Associa√ß√£o Nacional dos Dirigentes das Institui√ß√Ķes Federais de Ensino Superior (Andifes) incentiva a participa√ß√£o da m√≠dia nacional em produ√ß√Ķes de pautas que destaquem projetos, apontem caminhos e proponham mudan√ßas positivas para o ensino do Brasil.

A matéria da jornalista da Empresa Brasil Comunica√ß√£o (EBC) Mariana Tokarnia conta a experi√™ncia de alunos que participaram do projeto Projeto Asa, implantado em 2014 no Centro Educacional Gesner Teixeira, escola p√ļblica na Cidade Nova DVO, no Gama, a 42 quilômetros do centro de Bras√≠lia. O projeto acolhe estudantes em terapia de roda e os orienta a lidar com quest√Ķes relacionadas à sa√ļde emocional e à depress√£o e, dessa forma, a evitarem o isolamento e a automutila√ß√£o.

Mariana lembra que a pauta foi sugest√£o de um colega, também da Ag√™ncia Brasil, o repórter Alex Rodrigues, que conhecia o projeto. "Isso mostra que o nosso trabalho como jornalistas é também coletivo e feito muito com base nas sugest√Ķes e trocas di√°rias". Ela destaca ainda a integra√ß√£o com o repórter fotogr√°fico F√°bio Pozzebom, respons√°vel por traduzir o tema em imagens sens√≠veis.

LW Riedi


Para ela, ser reconhecida pela Andifes, que representa os reitores das universidades federais, é motivo de felicidade. "Embora seja uma iniciativa local, acredito que muitas escolas possam se identificar com ela por terem que lidar diariamente com quest√Ķes semelhantes. Eu aprendi muito com essa pauta, aprendi que n√£o existe problema menos importante, que toda quest√£o que aflige alguém precisa ser olhada."

Leia aqui a reportagem completa.

A Ag√™ncia Brasil também conquistou o Pr√™mio Andifes de Jornalismo 2012, na categoria Ensino B√°sico, com a série de matérias especiais Escolas de fé: a religi√£o na sala de aula.

O Pr√™mio Andifes de Jornalismo tem abrang√™ncia nacional e, em 20 anos, premiou diversos jornalistas, autores de matérias sobre as mais variadas pautas, regionalizadas ou de car√°ter universal, envolvendo a educa√ß√£o em v√°rios n√≠veis, apontando avan√ßos e desafios.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
MVA

Coment√°rios

nespolo 3