Foto: Roberto Zacarias / SECOM
O governador Jorginho Mello aprovou o programa Pet Levado a Sério, que pretende castrar mais de 80 mil animais em 95% do território catarinense. Serão investidos pelo Governo do Estado R$ 17 milhões, distribuídos pelos municípios catarinenses com até 100 mil habitantes. A ação é da Diretoria de Bem Estar Animal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde.
Segundo a diretora da Dibea, Fabrícia Costa, o Pet Levado a Sério está passando agora pelas adequações necessárias. As prefeituras dos municípios de até 100 mil habitantes deverão se inscrever no edital que ainda será lançado pela Secretaria do Meio Ambiente, apresentar projeto e em seguida, se aprovado, receberão o recurso. Além das castrações, os recursos servirão para educação sobre guarda responsável. Os municípios também serão capacitados para planejar as castrações.
“A Diretoria de Bem Estar animal foi criada com este intuito, de elaborar políticas públicas de bem-estar animal volta para as cidades, começando pelo controle populacional e das zoonoses, nunca esquecendo da educação ambiental e conscientização”, destacou o Secretario da pasta, Guilherme Dallacosta.
O deputado Marcius Machado, presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Alesc e primeiro deputado catarinense a destinar recursos de emendas para a castração de animais, comemorou a aprovação do programa. “É um grande programa que o governo Jorginho Mello homologou, serão 85 mil cães e gatos castrados em SC. Ele leva o Estado para outro patamar, onde tiramos animais das ruas, do abandono”, destacou.
Mín. 18° Máx. 31°