Saber
Aurora 52 anos

Santa Catarina amplia em 15% a √°rea plantada de trigo

Por Redação Quilombo Mais em 04/04/2021 às 21:52:46

A alta nos pre√ßos estimulou o plantio de trigo em Santa Catarina. Com a safra encerrada no final de janeiro, a expectativa é de que tenham sido colhidas 171 mil toneladas, cultivadas em aproximadamente 58 mil hectares – um aumento de 15% na √°rea plantada em rela√ß√£o ao ano anterior. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural vem estimulando a produ√ß√£o de trigo nas lavouras catarinenses como alternativa para reduzir a crescente depend√™ncia de milho para ra√ß√£o animal.

"Embora com uma queda na produtividade, tivemos um resultado muito positivo na safra de trigo 2020/2021. Estamos estimulando a pesquisa para o desenvolvimento de novos cultivares, queremos ampliar ainda mais a √°rea plantada com cereais de inverno em Santa Catarina. Temos √°reas pouco utilizadas, com lavouras disponíveis para o plantio de trigo, triticale e cevada, por exemplo, que podem ser utilizados na fabrica√ß√£o de ra√ß√£o animal. Com isso, conseguiremos agregar mais uma fonte de renda para o produtor rural", destaca o secret√°rio da Agricultura, Altair Silva.

Em algumas regi√Ķes como Canoinhas e S√£o Bento do Sul, o aumento da √°rea plantada chega a 40%. Segundo o analista do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) Jo√£o Rogério Alves, os bons pre√ßos praticados no início da safra levaram os produtores a investir na atividade e ampliar suas √°reas de cultivo.

As estimativas s√£o de que os catarinenses tenham colhido 171,3 mil toneladas de trigo na safra 2020/21, uma alta de 11% em rela√ß√£o ao ano anterior. Boa parte da produ√ß√£o est√° concentrada na regi√£o de Canoinhas e Chapecó.

O acompanhamento de safras faz parte do Boletim Agropecu√°rio de fevereiro, disponibilizado pela Epagri/Cepa.

Alta nos preços de trigo

A manuten√ß√£o dos pre√ßos do trigo em patamares elevados se deve a v√°rios fatores, entre eles a produ√ß√£o nacional insuficiente para atender a demanda, j√° que mais da metade do volume consumido pelo mercado brasileiro é importado. Outro aspecto relevante é o mercado internacional, com o dólar elevado e a implementa√ß√£o de barreiras tarif√°rias impostas por importantes países exportadores.

Estímulo ao plantio de gr√£os de inverno

Com uma cadeia produtiva de carnes em constante crescimento, Santa Catarina busca alternativas para reduzir a dependência de milho e diminuir os custos de produção. A Secretaria de Estado da Agricultura pretende reforçar o apoio para o plantio de trigo, triticale e cevada.

A Secretaria da Agricultura j√° desenvolve um Projeto de Incentivo ao Plantio de Cereais de Inverno, que pretende ampliar em 120 mil hectares a √°rea plantada com esses gr√£os no estado. A inten√ß√£o é ocupar as √°reas de cultivo também nesta esta√ß√£o, trazendo uma alternativa de renda para os produtores e mais competitividade para a cadeia produtiva de carnes.


Fonte/Foto:Epagri

Fonte: Epagri

Comunicar erro
MVA

Coment√°rios

nespolo 3