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Alimentação saudável faz a diferença para o corpo e a mente na pandemia

Por Redação Quilombo Mais em 06/04/2021 às 09:35:34

O sonho de muitas pessoas é ter uma alimenta√ß√£o mais saud√°vel. Porém, sempre existe alguma desculpa para que esse h√°bito seja deixado de lado, na maioria das vezes, por conta da correria do dia a dia. Mas muitos decidiram que a hora de iniciar uma alimenta√ß√£o com mais sa√ļde deveria iniciar justamente durante a pandemia. A professora do curso de Nutri√ß√£o da Unochapecó, Liziane Carlesso, é um desses exemplos, ela modificou sua rotina alimentar no ano passado.

"Eu acabei revendo alguns h√°bitos alimentares e também a pr√°tica de exerc√≠cios f√≠sicos após perceber que meu peso n√£o estava condizente com a minha estrutura corporal. Cheguei num peso que nunca tinha chegado antes, e isso come√ßou a me afetar, n√£o só psicologicamente, mas até para fazer pequenas atividades. Comecei a ver que, com a chegada do isolamento causado pela pandemia, o primeiro momento foi de grande ansiedade, em que eu simplesmente nem pensava no que comer, só me jogava", relata.

Após passar o per√≠odo de isolamento, a professora decidiu que iria iniciar uma atividade f√≠sica, e assim come√ßou a praticar t√™nis. Com a percep√ß√£o dos benef√≠cios causados pelo esporte, foi a vez de, também, rever o que comia. "Depois de um tempo, aumentei as vezes que eu fazia t√™nis. No in√≠cio n√£o foi f√°cil adotar esses h√°bitos, eu n√£o tinha vontade de ir e nem fôlego. Mas com o passar do tempo, em que voc√™ vai se motivando e melhorando também a alimenta√ß√£o, vai dando mais vontade e condicionamento. É um equil√≠brio, uma balan√ßa. A√≠ eu comecei a rever e ver que a alimenta√ß√£o modificada para mim também melhorava toda essa parte da sa√ļde mental, a autoestima e me impulsionava a buscar alternativas cada vez mais eficientes, ent√£o comecei a trocar alimentos que eu comia antigamente (muito prontos e muito embalados), que me poupavam tempo. E como passou a 'sobrar tempo' nesse momento de pandemia, eu consegui me organizar e pensar estratégias melhores", relembra

A pir√Ęmide alimentar oferece informa√ß√Ķes sobre os grupos de alimentos


De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Estudo NutriNet Brasil, essa mudan√ßa adotada por Liziane também foi observada em v√°rias outras pessoas. O levantamento mostra que os brasileiros passaram a consumir alimentos mais saud√°veis durante a pandemia, ou seja, passando a adotar melhores h√°bitos. Alimentos como legumes, frutas e hortali√ßas passaram a ser mais frequentes nas casas, contra aqueles mais processados. E se depender de Liziane, essas mudan√ßas iniciadas na pandemia, que trouxeram muitos benef√≠cios em sua vida, seguir√£o com ela.

"É claro que o in√≠cio é um processo muito desafiador, restabelecer os h√°bitos alimentares, organizar seu tempo e manter o foco. Eu me permito comer o que quiser hoje, n√£o tirei quase nada do meu card√°pio, mas inseri muito mais alimentos benéficos que eu tinha deixado de lado h√° muito tempo, como frutas e vegetais, e o modo de fazer também, escolhendo a forma que eu aproveitasse melhor eles, como grelhar e refogar. Eu vou manter sim esse padr√£o novo adotado, e com certeza isso influenciou em parte no meu sono, também tinha a mente muito turbulenta e isso me fez perceber o quanto o alimento ajuda. Por mais que eu seja profissional da sa√ļde h√° anos, a gente consegue constatar isso somente na pr√°tica. Um simples h√°bito de tomar um ch√° antes de dormir j√° é algo que faz uma grande diferen√ßa", completa Liziane.

Garantindo imunidade

Que se alimentar de uma forma saud√°vel é essencial para viver bem, isso todos sabem. Mas afinal,o que podemos chamar de alimenta√ß√£o saud√°vel?

"Se caracteriza por um padr√£o alimentar a base de frutas, verduras e legumes, com consumo de prote√≠nas principalmente vegetais (como feij√Ķes, lentilha e gr√£o de bico), com redu√ß√£o do consumo de carnes vermelhas e alimentos ultraprocessados (aqueles industrializados que contém uma longa lista de ingredientes)", explica a professora do curso de Nutri√ß√£o da Unochapecó, Viviane Lazari Simomura.

De acordo com ela, esse modo de alimenta√ß√£o est√° associado com a preven√ß√£o de doen√ßas crônicas, principalmente as cardiovasculares, diabetes mellitus do tipo II, e diferentes tipos de c√Ęncer. "Além da preven√ß√£o, também j√° temos boas evid√™ncias cient√≠ficas que mostram que a ado√ß√£o de uma alimenta√ß√£o saud√°vel é fundamental para as pessoas que j√° t√™m o diagnóstico de tais doen√ßas, melhorando, assim, seu controle e a manuten√ß√£o de uma boa condi√ß√£o de sa√ļde".

Nesse cen√°rio, onde buscamos seguir todas as formas de preven√ß√£o à Covid-19, uma alimenta√ß√£o saud√°vel é uma forte aliada para garantir imunidade para nosso corpo. "Ainda se sabe muito pouco sobre o comportamento do novo coronav√≠rus, como ele pode se desenvolver e levar a complica√ß√Ķes importantes em alguns indiv√≠duos. Mas, de toda forma, manter um sistema imunológico é essencial para melhorar a resposta frente a qualquer agente agressor do organismo, visto que o sistema imunológico é nosso principal sistema de defesa frente a processos inflamatórios e infecciosos".

Segundo Viviane, alguns nutrientes s√£o importantes nesse contexto, que s√£o encontrados quando se mantém um padr√£o alimentar saud√°vel, contribuindo, assim, para o equil√≠brio do sistema imunológico e a consequente resposta imune a Covid-19:

РVitamina A, que auxilia na restauração da mucosa no trato pulmonar. Pode ser encontrada em frutas e legumes de cor amarela e laranja, gema de ovo, vísceras, entre outros.

РFerro, cuja deficiência ocorre pela ingestão inadequada, levando, entre outras consequências, a anormalidades no sistema imune, resistência diminuída e cansaço. Pode ser encontrado em fontes de origem animal (carnes em geral, sobretudo carne vermelha) e de origem vegetal (feijão, lentilha, grão de bico, vegetais verde-escuros).

– Vitamina B6, que apresenta diversas fun√ß√Ķes metabólicas como, por exemplo, atuando como cofator no metabolismo dos carboidratos, como coenzima no metabolismo de amino√°cidos e no sistema imune. É encontrada no milho, gérmen de trigo, soja, mel√£o, batatas, carne e mi√ļdos como f√≠gado, rim e cora√ß√£o.

– Vitamina E e Sel√™nio, potentes antioxidantes, diminuem o risco de contrair infec√ß√Ķes respiratórias e protege o organismo de danos oxidativos. Encontrados nas oleaginosas (castanhas, avel√£, amendoim, pistache, abacate, sardinha, semente de girassol, entre outros).

РVitamina C, potente antioxidante, que auxilia na melhora da função imune. Encontrada nas frutas em geral, laranja, goiaba, kiwi, morango, melão, entre outras.

– Vitamina D, auxilia no sistema imunológico por meio do est√≠mulo à produ√ß√£o endógena de catelicidinas. Pode ser obtida pela irradia√ß√£o ultravioleta (expondo-se ao sol), em produtos comerciais e em alimentos. É encontrada em peixes gordurosos, óleo de f√≠gado de bacalhau, atum, ca√ß√£o, sardinha, gema de ovo, manteiga e pescados gordos (arenque).

Como Liziane mesmo citou, no in√≠cio da pandemia, em muitas pessoas, foi despertado o sentimento de ansiedade e outras quest√Ķes relacionadas à sa√ļde mental. Viviane relata que alguns padr√Ķes de dieta t√™m sido apontados para contribuir com a sa√ļde mental, principalmente por sua a√ß√£o em um mecanismo chamado "intestino-cérebro", que é capaz de melhorar a microbiota intestinal e atuar de forma conjunta na melhora da sa√ļde mental. "O segredo, que todo mundo j√° sabe, est√° na simplicidade e equil√≠brio: ingerir frutas, verduras, legumes e gorduras de boa qualidade. Um bom exemplo é a dieta do mediterr√Ęneo, rica em azeite e oleaginosas, além de vegetais e a alimenta√ß√£o plant based, à base de vegetais. Por isso, manter um alto consumo de vegetais, frutas, cereais integrais, gr√£os, nozes e sementes, consumir moderadamente leites, derivados, aves, ovos e peixes, e de forma limitada as carnes vermelhas e alimentos processados é uma boa estratégia para minimizar sintomas relacionados com a ansiedade e depress√£o", destaca.

Por fim, como ainda estamos vivendo uma pandemia, e mesmo quando ela tiver passado, motivos n√£o faltam para tornar a alimenta√ß√£o mais saud√°vel, e a melhor forma de atingir essa meta é com a ajuda de um nutricionista. "Somente um profissional habilitado é capaz de avaliar e indicar qual é a melhor interven√ß√£o a ser realizada, individualmente. É preciso avaliar todo o histórico de vida do indiv√≠duo, suas prefer√™ncias alimentares, alergias e/ou intoler√Ęncias, condi√ß√Ķes de doen√ßa ou n√£o, altera√ß√Ķes presentes, medicamentos que s√£o utilizados e, o mais importante, lembrar que a alimenta√ß√£o precisa ter significado para o indiv√≠duo e n√£o ser apenas uma "dieta" que ele ir√° fazer, perdendo a conex√£o com a comida. A alimenta√ß√£o, portanto, precisa atender as necessidades individuais, mas também, precisa ser sempre prazerosa para o indiv√≠duo", finaliza Viviane.

Fonte/Foto: Unochapeco

Fonte: Reprodução Chapecó Mais

Tags:   Saúde
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