Saber
Quer Vender? Laerson Weirich

Governo lança plano de promoção da agricultura de baixo carbono

Por Redação Quilombo Mais em 21/04/2021 às 20:38:33

Nas √°reas de uso agrícola, o ABC+ tem objetivo de promover a recupera√ß√£o e conserva√ß√£o da qualidade do solo, da √°gua e da biodiversidade, valorizando as especificidades locais e culturas regionais, expandindo o conjunto de iniciativas do Mapa para a promo√ß√£o da produ√ß√£o agropecu√°ria sustent√°vel.

A segunda base conceitual consiste na combina√ß√£o de a√ß√Ķes de adapta√ß√£o e mitiga√ß√£o para fortalecer a resiliência da produ√ß√£o e garantir a eficiência produtiva e a rentabilidade em √°reas mais impactadas pela mudan√ßa do clima.

Para a ministra Tereza Cristina, o governo precisar√° levar os conceitos do plano aos pequenos produtores. “Temos o desafio de disseminar as pr√°ticas produtivas do ABC+ aos pequenos produtores rurais e agricultores familiares levando sustentabilidade aos quatro cantos do nosso Brasil”.

Segundo Tereza Cristina, alcan√ßar as metas previstas vai trazer crescimento econômico ao setor. “Reiteramos a import√Ęncia do ABC+ na promo√ß√£o do crescimento econômico. Afinal, os produtores rurais aderem às pr√°ticas de baixa emiss√£o de carbono porque elas trazem eficiência e renda conciliando conserva√ß√£o e produtividade”.

O plano ABC j√° existia na pasta e foi executado na última década. A ideia é renovar as metas para os próximos dez anos. “Na sua primeira década, o Plano ABC atingiu e superou praticamente todas as suas metas. O novo ABC+ promove abordagem integrada da paisagem como marco conceitual, estimulando a gest√£o integrada das propriedades rurais e uso eficiente dos recursos naturais”, afirmou Tereza Cristina.

Em julho, ser√° realizada uma consulta pública, quando a sociedade civil poder√° contribuir para as metas a serem atingidas pelo ABC+ até 2030.

Segundo o Mapa, as pr√°ticas agrícolas com baixa emiss√£o de carbono passar√£o, em dez anos, a ser adotadas em 52 milh√Ķes de hectares no país. É um território corresponde a uma vez e meia o tamanho da Alemanha.

Foto:Pixabay Fonte:AgenciaBrasil

Fonte: Reprodução Chapecó Mais

Tags:   Agronegócio
Comunicar erro
MVA

Coment√°rios

nespolo 3