1° Bora lá, primeiro passo é a documentação do terreno estar toda certa, já no seu nome ou em caso de financiamento deixar a sua corretora da Caixa negocie com o proprietário para que aguarde a finalização do processo de aprovação de projeto e de aprovação do financiamento.
2° Contrate um Profissional da área de construção civil, mais indicado que seja um Arquiteto pela especialidade em projetar. Ele irá fazer um levantamento do terreno, orientar as melhores posições dos cômodos, conforme a orientação solar.
3° O profissional irá explicar tudo que será necessário. Muito importante você já ter em mente o que quer, quantos quartos, sala e cozinha integrada.....para o desenvolvimento do anteprojeto e elaboração 3D.
4° Após projeto aprovado pelo cliente o profissional irá desenvolver os projetos técnicos e a documentação para a aprovação no órgão responsável, prefeitura. Lembrando que nesta etapa pode ser um pouco demorada, pois vai para analise e sim pode haver informações faltantes ou algo que passou despercebido.
5° Projeto técnico protocolado geram as taxas de alvará de construção e de alvará sanitário, onde o valor e gerado conforme a metragem da residência.
6° Aprovado o projeto você terá em mãos o alvará de construção onde você terá um ano para construir, podendo pedir alterações junto a prefeitura.
Com o alvará você poderá pedir ligação de água e energia, lembrando que os padrões devem já estar instalados de acordo com o padrão das concessionarias.
7° Residência pronta, profissional irá fazer a documentação para o habite-se. Habite-se aprovado, basta pagar mais taxas e encaminhar o averbamento da residência no terreno no Cartório de Registro Civil.
Sobre a profissional
Arquiteta e Urbanista Luana Strapazzon CAU N° A164694-0.
Formada pela UNOCHAPECÓ.
Pós-graduada em Especialista em Gestão e projetos: Arquitetura e Design de Interiores pela UNOESC.
Pós-graduada em Design de Interiores, Conforto Ambiental e Luminotécnica Aplicada pela FAMEESP.
Contato: 49- 99148-3421
Instagram: @arqluanastra
Mín. 14° Máx. 32°