Saber
Quer Vender? Laerson Weirich

Agricultura lança programa para financiar irrigação no Nordeste

Por Redação Quilombo Mais em 30/04/2021 às 08:37:41

O Ministério da Agricultura, Pecu√°ria e Abastecimento lan√ßou nesta quinta-feira (29) o Programa de Fomento à Agricultura Irrigada do Nordeste (Profinor). A iniciativa pretende aplicar R$ 900 milh√Ķes entre 2021 e 2024 para a implanta√ß√£o de projetos de irriga√ß√£o ou expans√£o e aperfei√ßoamento de √°reas que j√° contam com esse sistema na regi√£o. O agente financeiro do programa ser√° o Banco do Nordeste, por meio de recursos do Fundo Constistucional do Nordeste (FNE).

Principal produtor de frutas frescas do país e respons√°vel por 80% das exporta√ß√Ķes do setor, a Regi√£o Nordeste tem um quarto da √°rea irrigada do Brasil, mas ainda pode expandir essa participa√ß√£o.

"O Nordeste tem um enorme potencial agropecu√°rio, mas é limitado pelas suas dificuldades hídricas. Historicamente, a regi√£o tem sofrido muito com esses problemas, que atinge também o norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, e prejudicam sobremaneira os produtores rurais dessas regi√Ķes, especialmente aqueles pequenos e médios, cujos recursos s√£o geralmente escassos", afirmou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante o evento de lan√ßamento do programa, que foi transmitido pelas redes sociais da pasta.

Segundo o Banco do Nordeste, o Profinor oferecer√° aos produtores prazos adequados e menores taxas, por meio de linhas de financiamento j√° existentes, como os programas de financiamento à agropecu√°ria irrigada (FNE Irriga√ß√£o), de financiamento à sustentabilidade ambiental (FNE Verde), de Financiamento à Inova√ß√£o (FNE Inova√ß√£o) e de Financiamento a Projetos de Energia Solar (FNE Sol).

Além disso, destacou a ministra, os produtores contar√£o com assistência técnica especializada para viabilizar os projetos. "Pequenos e médios produtores poder√£o ter acesso facilitado tanto a recursos para implanta√ß√£o ou expans√£o de projetos de irriga√ß√£o e drenagem, como à assistência técnica especializada para que os projetos sejam economicamente vi√°veis e ambientalmente sustent√°veis", afirmou Tereza Cristina.

O Profinor também vai financiar projetos de energia solar e eólica em propriedades rurais e tem como meta promover a regulariza√ß√£o fundi√°ria de 150 mil propriedades rurais na regi√£o, a reconvers√£o de 8 mil hectares de √°reas degradadas e o incremento de 80 mil hectares em √°rea irrigada, pelos próximos quatro anos.

Fonte:AgenciaBrasil Foto:© CNA/ Wenderson Araujo/Trilux

Fonte: Reprodução Chapecó Mais

Tags:   Agronegócio
Comunicar erro
MVA

Coment√°rios

nespolo 3