Saber

Covid-19: PF investiga desvio de medicamentos para intubação no Amapá

Por Redação Quilombo Mais em 07/05/2021 às 14:03:39

A Pol√≠cia Federal (PF) cumpriu hoje (7) quatro mandados de busca e apreens√£o em órg√£os p√ļblicos e resid√™ncias em Macap√° (AP), como parte da Opera√ß√£o Anestesia. A opera√ß√£o apura den√ļncias de desvio de medicamentos do chamado kit intuba√ß√£o, como sedativos e bloqueadores neuromusculares, destinados a seda√ß√£o de pacientes internados em situa√ß√£o grave com covid-19.

Os medicamentos foram enviados pelo Ministério da Sa√ļde ao estado. De acordo com a PF, cerca de 20 policiais federais participaram da opera√ß√£o, que teve apoio do Ministério P√ļblico Federal.

Entre os locais, os policiais realizaram busca de dados e documentos relativos à entrada e à sa√≠da dos medicamentos da Central de Abastecimento Farmac√™utico do Amap√° (CAF), vinculada à Secretaria de Sa√ļde do Estadual, para o Hospital Universit√°rio (HU) de Macap√°, maior centro de refer√™ncia na interna√ß√£o de pacientes com covid-19 no estado.

A investiga√ß√£o, que teve in√≠cio a partir de den√ļncias, apontou ind√≠cios de que medicamentos sob a responsabilidade da CAF estariam sendo enviados sem as formalidades legais, em poss√≠vel desvio.

De acordo com a pol√≠cia, apesar da central de abastecimento ter registrado o envio dos medicamentos disponibilizados pelo ministério, os f√°rmacos estavam em falta no HU.

"Identificou-se também que particulares, possivelmente atendendo a indica√ß√Ķes de pessoas do HU, estariam procurando farm√°cias especializadas na capital para comprar os medicamentos sedativos, para tratamento de familiares/pacientes internados em UTIs", disse a PF.

A PF identificou ind√≠cios de peculato e organiza√ß√£o criminosa, que em caso de comprova√ß√£o, podem resultar em penas de até 20 anos de reclus√£o.

Fonte:AgenciaBrasil Foto PF

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
MVA

Coment√°rios

nespolo 3