MVA
Saber

Inep antecipa em meia hora o acesso aos locais de provas do Enem

Responsável por organizar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Por Redação Chapecó Mais em 12/01/2021 às 06:25:35
AgenciaBrasil/EBC

AgenciaBrasil/EBC

Respons√°vel por organizar a realiza√ß√£o do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep) decidiu que, este ano, o acesso aos locais de prova ser√° liberado mais cedo que de costume. A medida visa a evitar aglomera√ß√Ķes e a consequente dissemina√ß√£o do novo coronav√≠rus.

Em uma nota divulgada hoje (11), o instituto informou que os port√Ķes dos locais de aplica√ß√£o dos testes ser√£o abertos às 11h30 (hor√°rio de Bras√≠lia), e fechados às 13 h - meia-hora antes do in√≠cio das provas.

Mais de 5,783 milh√Ķes de candidatos se inscreveram para participar do exame. As provas est√£o agendadas para 17 e 24 de janeiro (vers√£o impressa), e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (vers√£o digital).

As datas, no entanto, est√£o sendo questionadas judicialmente por órg√£os p√ļblicos e entidades que apontam o risco de candidatos e funcion√°rios contra√≠rem a covid-19 devido à reuni√£o de pessoas em locais fechados.

Na sexta-feira (8), a Defensoria P√ļblica da Uni√£o (DPU) recorreu à Justi√ßa Federal para tentar adiar a realiza√ß√£o do exame. No mesmo dia, a Uni√£o Nacional dos Estudantes (UNE) e a Uni√£o Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) acionaram o Ministério P√ļblico Federal (MPF) com o mesmo propósito. Além disso, 50 entidades cient√≠ficas divulgaram uma nota conjunta em que apontam a "necessidade urgente" de que a realiza√ß√£o das provas do Enem sejam adiadas "para outro momento no qual os √≠ndices de transmiss√£o e a capacidade de resposta dos servi√ßos de sa√ļde estejam dentro de n√≠veis aceit√°veis". Entre as organiza√ß√Ķes signat√°rias est√£o a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ci√™ncia (SBPC); a Associa√ß√£o Brasileira de Sa√ļde Coletiva (Abrasco); a Associa√ß√£o de Pós-Gradua√ß√£o e Pesquisa em Educa√ß√£o (Anped) e a Associa√ß√£o Brasileira de Enfermagem (ABEn).

Em resposta às cr√≠ticas, o Ministério da Educa√ß√£o afirmou que regras espec√≠ficas foram estabelecidas para reduzir as aglomera√ß√Ķes nos locais de prova e, assim, garantir a seguran√ßa dos candidatos e funcion√°rios que participar√£o do exame. Os principais procedimentos de seguran√ßa est√£o detalhados em dois editais publicados pelo Inep, o n¬ļ 54 e o n¬ļ 55 cuja observ√Ęncia é obrigatória.

Enem

Realizado anualmente desde 1998, o Enem tem o propósito de avaliar o desempenho escolar dos estudantes que concluem o ensino médio, mas muitas faculdades utilizam a nota dos participantes para selecionar seus novos alunos.

O exame conta com uma reda√ß√£o e 45 quest√Ķes em cada prova das quatro √°reas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ci√™ncias humanas e suas tecnologias; ci√™ncias da natureza e suas tecnologias; e matem√°tica e suas tecnologias. Ao todo, o Inep confirmou 5.783.357 inscri√ß√Ķes para o Enem 2020.

Matéria alterada às 18h54 para corre√ß√£o do t√≠tulo

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro

Coment√°rios

nespolo 3