Saber

Com baixa adesão, vacinação contra a gripe entra na terceira fase

Por Redação Quilombo Mais em 07/06/2021 às 16:42:12

Um dia antes do fim do √ļltimo dia da segunda etapa da campanha nacional de vacina√ß√£o contra a gripe, dedicada a idosos com mais de 60 anos e professores, a imuniza√ß√£o segue registrando baixa ades√£o da popula√ß√£o. Nesta fase, a expectativa era chegar a 33 milh√Ķes de pessoas vacinadas, mas segundo o Vacinômetro do Ministério da Sa√ļde, apesar de mais de 58,3 milh√Ķes de doses j√° terem sido distribu√≠das aos 26 estados brasileiros e ao Distrito Federal, a meta est√° longe de ser atingida. Em todo pa√≠s, até o fechamento desta reportagem somente cerca de 22,1 milh√Ķes de pessoas haviam sido imunizadas.

Terceira etapa

A terceira e √ļltima fase da campanha come√ßa na próxima quarta-feira (9) e abranger√° cerca de 22 milh√Ķes de pessoas. Desta vez, os alvos ser√£o integrantes das For√ßas Armadas, de seguran√ßa e de salvamento; pessoas com comorbidades, condi√ß√Ķes cl√≠nicas especiais ou com defici√™ncia permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodovi√°rio; trabalhadores portu√°rios; funcion√°rios do sistema de priva√ß√£o de liberdade; popula√ß√£o privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

Até o fim da campanha, em 9 de jullho, a expectativa do Ministério da Sa√ļde é distribuir 80 milh√Ķes de doses da vacina influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, para imunizar um p√ļblico-alvo de 79,7 milh√Ķes de pessoas. Desse total, até agora, 28,3% do p√ļblico foi alcan√ßado.

Cepas do vírus

Segundo a Organiza√ß√£o Pan-Americana da Sa√ļde (OPAS), a gripe (influenza) pode ser leve, grave ou até fatal. "Estima-se que as epidemias anuais dessa doen√ßa causem de 3 a 5 milh√Ķes de casos graves e de 290 mil a 650 mil mortes no mundo", diz a Organiza√ß√£o.

Prevenção

A medida mais eficaz para prevenir a influenza grave e suas complica√ß√Ķes é a vacina√ß√£o. Como os v√≠rus da gripe mudam constantemente, é necess√°rio o desenvolvimento a cada ano de novas vacinas espec√≠ficas para a cepa (tipo) do v√≠rus que est√° circulando. No caso do Brasil, essas vacinas s√£o produzidas anualmente pelo Instituto Butant√£.

As outras importantes a√ß√Ķes preventivas recomendadas pelo Ministério da Sa√ļde s√£o as mesmas que comprovadamente funcionam contra a covid-19: limpar as m√£os regularmente, evitar tocar nos olhos, nariz ou boca; manter distanciamento f√≠sico de outras pessoas; cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ao tossir ou espirrar, inclusive de m√°scara.

Histórico

Na primeira etapa da campanha, que come√ßou em 12 de abril, voltada para crian√ßas de seis meses a seis anos, povos ind√≠genas, trabalhadores da √°rea da sa√ļde, gestantes e mulheres puérperas (que est√£o no per√≠odo de até 45 dias após o parto), a ades√£o também foi abaixo do esperado. Apenas 6,9 milh√Ķes das 27,3 milh√Ķes de doses distribu√≠das, foram aplicadas o que representa, segundo o Ministério da Sa√ļde, 25% de ades√£o.

Covid-19

Como duas campanhas de vacina√ß√£o em curso simultaneamente, a da gripe e da covid-19, a orienta√ß√£o do Ministério da Sa√ļde é que a vacina√ß√£o contra o novo coronav√≠rus seja priorizada nos grupos liberados para receber essa imuniza√ß√£o. Nesses casos, a vacina influenza, deve ser tomada depois, respeitando um intervalo m√≠nimo de 14 dias entre elas.

Agência Brasil/Marcelo Camargo

Fonte: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Comunicar erro
MVA

Coment√°rios

nespolo 3