Saber

Saiba como funciona a chamada "xepa da vacina"

Por Redação Quilombo Mais em 07/06/2021 às 18:34:07


Voc√™ j√° ouviu falar em xepa da vacina? S√£o as doses que sobram dos frascos e que n√£o podem ser aproveitadas no dia seguinte por causa do prazo de validade. Como n√£o podem ser desperdi√ßadas, s√£o aplicadas em pessoas que moram próximas às unidades de sa√ļde, perto do hor√°rio do encerramento di√°rio da vacina√ß√£o. Cada imunizante tem um tempo determinado de validade após a abertura dos vidros. A da Pfizer pode ser conservada por até seis horas, a CoronaVac por até oito e a da Oxford/AstraZeneza, por 48 horas.

O Ministério da Sa√ļde recomenda que, ao final do expediente dos postos de vacina√ß√£o, as doses sejam disponibilizadas às pessoas dos grupos priorit√°rios. É o caso da banc√°ria Ellayne Azevedo, de Belo Horizonte. Com comorbidade, ela chegou ao posto quando o hor√°rio de distribui√ß√£o das senhas j√° tinha encerrado. "Foi quando ela falou: voc√™ pode até esperar, [mas]n√£o é garantido que voc√™ seja vacinada. Agora, se porventura sobrar dose, a√≠ voc√™ é a próxima da fila", relata. Ellayne decidiu esperar e conseguiu receber a primeira dose.

Segundo a Secretaria Municipal de Sa√ļde de S√£o Paulo s√£o aplicadas, só na capital paulista s√£o aplicadas, por dia, cerca de duas mil doses remanescentes. Segundo o órg√£o, para saber como funciona a xepa da vacina em sua cidade, é só procurar a secretaria de sa√ļde local.

*com supervisão de Leila Santos Agência Brasil/Marcelo Camargo

Fonte: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Comunicar erro
MVA

Coment√°rios

nespolo 3