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Campanha incentiva uso de medidor de banda larga pelas escolas

Por Redação Quilombo Mais em 08/06/2021 às 18:39:14

Com o objetivo de incentivar as escolas brasileiras a monitorarem a qualidade da conex√£o de internet para acompanhar em tempo real as métricas de banda larga fixa nas escolas p√ļblicas do pa√≠s, foi lan√ßada ontem (7) a campanha Nossas Escolas Conectadas 2021. A campanha é feita pela Funda√ß√£o Lemann em parceria com o NIC.br e a Sincroniza Educa√ß√£o, com apoio de parceiros como Cisco, Instituto Claro e Rede Mulheres do Brasil. A ideia é apoiar secretarias de educa√ß√£o e escolas de todo o pa√≠s a instalarem o chamado Medidor SIMET.

A campanha prop√Ķe também a organiza√ß√£o de um dia especial para que as redes de ensino fa√ßam um mutir√£o de instala√ß√£o do medidor em todas as escolas. A a√ß√£o foi batizada de Dia C da Conectividade e ter√° o apoio do NIC.br, da Funda√ß√£o Lemann e da Sincroniza Educa√ß√£o. Ser√£o compartilhados tutoriais em v√≠deo e e-books para apoiar escolas e redes interessadas em acompanhar as informa√ß√Ķes dadas pela ferramenta.

Desenvolvida pelo NIC.br, o Medidor é considerado um dos melhores instrumentos em n√≠vel internacional para identificar em quais unidades de ensino alunos e professores ainda necessitam de acesso à internet de qualidade. O uso é gratuito e a instala√ß√£o é simples, intuitiva. Para instalar basta acessar https://www.nic.br/ . A medi√ß√£o come√ßa 24 horas depois de a ferramenta instalada.

Os dados colhidos ficam registrados em um Mapa Nacional de Conectividade, dispon√≠vel no site do NicBr para consulta por secret√°rios e diretores e assim permitindo a tomada de decis√Ķes baseadas em informa√ß√Ķes qualificadas. No banco de dados é poss√≠vel acessar informa√ß√Ķes sobre todas as escolas conectadas ao medidor. N√£o é necess√°rio nenhum equipamento extra, apenas um computador de uso pedagógico.

"É muito simples usar a ferramenta. basta selecionar dois campos obrigatórios, que s√£o a unidade da federa√ß√£o e rede municipal ou estadual. A partir da√≠ j√° é poss√≠vel ver os dados, mas também é poss√≠vel filtrar por munic√≠pio, porte da escola e a velocidade de internet. O resultado mostra as escolas geograficamente distribu√≠das e diversas camadas onde se avalia a velocidade de download por faixa, do entorno, por aluno, a distribui√ß√£o de escolas rurais e urbanas, a localiza√ß√£o, o porte da escola", explicou o analista de projetos do Nic.Br, Paulo Kuester.

Ele completa que o MedidorSIMET é uma ferramenta importante para vincular a tecnologia ao uso pedagógico, incluindo professores e alunos na cidadania plena digital, formando todos para o mundo do futuro. "Os dados coletados servem ainda para que a comunidade acad√™mica, cient√≠fica e envolvida na √°rea educacional possam avaliar e estudar esses dados. No plano global porque os dados seguem também para o Projeto Giga".

Segundo um levantamento feito pela Fundação Lemann, com base nos dados disponíveis pelo Censo 2020 e pelo Medidor SIMET, apenas 3,2% das escolas do Brasil cadastradas na plataforma têm velocidade adequada, em padrão internacional, para oferecer aulas online.

"Com o Medidor instalado, é poss√≠vel ter um melhor diagnóstico da situa√ß√£o das escolas no pa√≠s e formular solu√ß√Ķes que aumentem o n√ļmero de unidades conectadas com a velocidade de internet adequada, garantindo acesso para um aprendizado adequado dos estudantes e à pr√°tica docente", explica a Funda√ß√£o Lemann.

Atualmente o Medidor j√° funciona em 27 mil das 140 mil escolas p√ļblicas do pa√≠s. Para o Instituto Lemann, com a retomada das aulas no modelo h√≠brido (parte presencial e parte online), as escolas precisar√£o estar conectadas para atender os alunos que est√£o em casa.

Segundo os dados de uma pesquisa feita para a Funda√ß√£o Lemann, que ouviu professores de todo pa√≠s, 73% dos entrevistados disseram que após a pandemia de covid-19 v√£o utilizar mais tecnologia do que antes. Para eles a internet da escola onde lecionam é inadequada para uma utiliza√ß√£o maci√ßa.

De acordo com o Censo 2020, 75% das unidades educacionais brasileiras possuem conex√£o à internet, mas, segundo o MedidorSIMET, a velocidade que chega a essas escolas é de 17 Megabits por segundo (mbps), o que é considerado insuficiente para a retomada das aulas em modelo h√≠brido, j√° que para fazer uma chamada de v√≠deo com os alunos que ficaram em casa o professor precisa de mais de 100 mbps.

"A situa√ß√£o é t√£o cr√≠tica que, mesmo se considerarmos os padr√Ķes atuais brasileiros, a internet ainda assim é insuficiente. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educa√ß√£o (FNDE) define a velocidade adequada de acordo com o tamanho da escola. Ainda assim, apenas 5.425 das 27.541 escolas no medidor t√™m a velocidade adequada", refor√ßa o Instituto.

S√£o Paulo

O secret√°rio de Educa√ß√£o do Estado de S√£o Paulo, Rossieli Soares, comentou que o acesso à internet deve ser comparado a direitos b√°sicos que todo cidad√£o tem, como √°gua, saneamento b√°sico, energia elétrica, por isso é preciso que o tema esteja elencado nas pol√≠ticas p√ļblicas. "A conectividade dentro de uma escola é muito importante. N√£o d√° mais para falarmos disso só por conta da pandemia, pelo que estamos passando agora, mas por tudo aquilo que j√° iniciamos l√° atr√°s", afirmou.

Segundo ele, o estado de S√£o Paulo ser√° o primeiro do pa√≠s a ter o medidor instalado integralmente na rede do estado para que se entenda como é a rede de internet das unidades educacionais. Ele lembrou que em 2019 o limite de internet na maioria das escolas de 8MB e nem metade tinha acesso à fibra ótica. "Hoje estamos com mais de 5 mil escolas, o que corresponde a 98%, conectadas com fibra ótica, j√° aumentamos a velocidade e estamos trabalhando para das um passo ainda maior".

Para Rossieli, os resultados da medi√ß√£o mostrar√£o se a chegada da internet na escola é real e como é a distribui√ß√£o para ent√£o enxergar como é a utiliza√ß√£o nas unidades. "Nenhuma pol√≠tica de tecnologia funciona se n√£o considerarmos alguns pilares fundamentais. O primeiro é entender o motivo do uso da tecnologia, o segundo é que temos que ter equipamentos necess√°rios e forma√ß√£o das pessoas. Precisamos ter os softwares e os aplicativos a servi√ßo da educa√ß√£o. E o terceiro pilar é a conectividade, entendendo o que precisamos", disse.

Agência Brasil/TVBrasil

Fonte: Agência Brasil/TVBrasil

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