Saber

Antibióticos entram na lista de importação extraordinária e temporária

Por Redação Quilombo Mais em 09/06/2021 às 12:19:41

A Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) incluiu dois antibióticos na lista de medicamentos autorizados para importa√ß√£o extraordin√°ria e tempor√°ria em raz√£o da pandemia da covid-19.

Os produtos s√£o a Polimixina B e o Sulfametoxazol-trimetoprima para uso intravenoso, ambos recomendados para o tratamento de infec√ß√Ķes, conforme orienta√ß√Ķes contidas na bula de cada um dos produtos.

A medida est√° na Resolu√ß√£o da Diretoria Colegiada (RDC) 516/2021, publicada no Di√°rio Oficial da Uni√£o (DOU) na quarta-feira (2) da semana passada. A nova norma alterou a RDC 483/2021,?que disp√Ķe, de forma extraordin√°ria e tempor√°ria, sobre os requisitos para a importa√ß√£o de dispositivos médicos novos e medicamentos priorit√°rios para uso em servi√ßos de sa√ļde, em virtude da emerg√™ncia de sa√ļde p√ļblica internacional relacionada ao novo coronav√≠rus (SARS-CoV-2).

Sendo assim, esses antibióticos poder√£o ser importados em car√°ter excepcional e tempor√°rio por órg√£os e entidades p√ļblicas e privadas, incluindo estabelecimentos e servi√ßos de sa√ļde, assim como os?dispositivos médicos novos e os outros medicamentos priorit√°rios previstos no Anexo I da RDC 483/2021.

A Anvisa disponibilizou em seu portal uma √°rea exclusiva sobre as modalidades de importa√ß√£o de vacinas e medicamentos priorit√°rios ao enfrentamento da Covid-19. No site é poss√≠vel esclarecer d√ļvidas sobre o assunto, consultar a legisla√ß√£o sanit√°ria em vigor e acompanhar os tempos para an√°lise das solicita√ß√Ķes de licenciamento de importa√ß√£o, bem como obter informa√ß√Ķes relacionadas a todas as importa√ß√Ķes realizadas no contexto da pandemia.

Agência Brasil/Marcelo CasalJR

Fonte: Agência Brasil/Marcelo CasalJR

Comunicar erro
MVA

Coment√°rios

nespolo 3