MVA
Saber

Aprovada licença para limpeza dos rios na área urbana

Por Redação Chapecó Mais em 16/01/2021 às 16:53:38
Ascom

Ascom

A Secretaria de Infraestrutura de Chapecó obteve nesta semana a licença ambiental para iniciar a limpeza dos rios e córregos da área urbana. O objetivo é melhorar a capacidade de vazão e reduzir os alagamentos.

O estudo da legislação e proposta de menor impacto possível para a obtenção do licenciamento foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O pedido foi analisado por uma comissão de licenciamento e aprovado pela diretoria de Meio Ambiente, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Marck Ghelen, foi autorizada a limpeza nos pontos onde há galerias e tubulações e, se necessário, 15 metros acima (montante) e abaixo (jusante).

lw romano venda

"A licença traz as condicionantes para o desassoreamento e dragagem dos cursos de água, manualmente ou com máquinas, nos pontos onde há tubulações que normalmente ficam trancadas em enxurradas, causando alagamentos. Mas a própria prefeitura terá que fazer a recuperação das margens e plantio de árvores", disse Ghelen.

Ele citou que existe um grande problema que é o descarte irregular de materiais como móveis, fogão, colchões e outros materiais, nas margens dos rios ou em outros pontos, que são carregados pela chuva e trancam as tubulações.

O secretário de Infraestrutura, Luiz Paulo Carraro, disse que na próxima segunda-feira já inicia o trabalho no Lajeado Passo dos Fortes, próximo ao Ecoparque.

Fonte: Ascom Pref. Chapecó

Comunicar erro

Comentários

nespolo 3