Com destaque para a cultura, turismo e educação, Santiago do Sul iniciou nesta quarta-feira (7), o ciclo 2025/2026 do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC. A parceria tem a meta de fortalecer políticas públicas estratégicas que impulsionem o desenvolvimento local, diversifiquem a economia e promovam oportunidades de crescimento sustentável para a população.
“Com base nas necessidades específicas do município, vamos estabelecer ações e parcerias estratégicas que impulsionam as demandas locais, fortalecendo os setores chave da economia. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento sustentável da região, oferecendo suporte técnico e capacitação para empreendedores e gestores. Acreditamos que, por meio da cooperação com o poder público e os diversos segmentos da sociedade, conseguiremos criar um ambiente favorável para o crescimento dos negócios, gerar mais oportunidades de trabalho e melhorar a qualidade de vida da população”, salientou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.
Durante o lançamento, o prefeito Alacir Durante, expressou suas expectativas quanto à parceria. “Almejamos grandes mudanças, especialmente no turismo e na educação. Os potenciais dos nossos empreendedores devem ser incentivados, queremos que o nosso município acompanhe essa evolução. Precisamos de especialistas, de planejamentos bem estruturados, para seguir em frente e o Sebrae/SC possui todos esses requisitos. Além disso, a sucessão familiar também é um ponto crucial que precisa ser investido, estimulando que as pessoas permaneçam em nossa cidade", afirmou.
O prefeito ressaltou também a importância do planejamento a longo prazo. “Estamos plantando para colher grandes resultados com essa parceria. O projeto Cidade Empreendedora é uma grande oportunidade para Santiago do Sul, permitirá que aproveitemos melhor as nossas potencialidades dentro de um novo modelo de gestão pública. Queremos projetar o nosso município para resultados a médio e longo prazo, focando especialmente na educação, pois nossas crianças representam o futuro da cidade. A ideia é despertar nelas o interesse pelas oportunidades que surgem, para que elas possam levar adiante essas políticas e contribuir com a manutenção e o crescimento de Santiago do Sul nos próximos 30 anos”.
A solenidade de lançamento do Programa Cidade Empreendedora contou com a presença do vice-prefeito Jaime Pereira, de vereadores, secretários municipais e servidores. Também marcaram presença no evento a gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no Oeste, Gabriela da Costa Heming, e a articuladora do programa na região, Isabela Nascimento, representando o Sebrae/SC.
Mín. 5° Máx. 16°