O papa Leão XIV contará com um papamóvel de última geração: um Mercedes-Benz Classe G elétrico, encomendado pelo Vaticano no fim do ano passado para o então papa Francisco. A entrega do veículo foi realizada em dezembro, o que significa que ele tem poucos meses de uso e quilometragem bastante baixa.
Baseado no modelo Mercedes-Benz G 580 with EQ Technology, o jipe foi personalizado à mão por equipes da marca na Alemanha e na Itália. Seu valor de mercado, na versão básica, parte de 142 mil euros — cerca de R$ 896 mil na cotação atual.
Entre os itens feitos sob medida estão um assento central com ajuste de altura, uma cobertura especial para dias de chuva e até uma porta traseira modificada, pensada para facilitar o acesso de Sua Santidade.
O modelo elétrico oferece 473 km de autonomia, com um conjunto de motores que entrega 587 cavalos de potência e impressionantes 118 kgfm de torque. Embora seja capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, essa performance certamente ficará em segundo plano na condução do líder da Igreja Católica.
Mín. 9° Máx. 16°