Quinta, 10 de Julho de 2025
14°

Tempo limpo

Quilombo, SC

Corporativa Empreendedorismo

Quilombo planeja futuro com apoio do Sebrae/SC

Município lançou o Programa Cidade Empreendedora

15/05/2025 às 12h19
Por: Redação Quilombo Mais Fonte: Quilombo Mais | MB Comunicação
Compartilhe:
Marci Páz/MB Comunicação
Marci Páz/MB Comunicação

Dar voz aos empreendedores locais e oportunidades para que possam crescer. Com essa visão, foi lançado nesta semana o Programa Cidade Empreendedora no município de Quilombo, no oeste catarinense. A iniciativa do Sebrae/SC busca promover um ambiente saudável para os negócios, fomentar o empreendedorismo, contribuir com o aumento da competitividade dos pequenos negócios, diversificar as atividades econômicas e auxiliar quem deseja tirar sua ideia do papel e montar sua empresa.

Durante dois anos serão trabalhados eixos estratégicos voltados a contribuir com o desenvolvimento do município. São eles: gestão e políticas públicas, lideranças locais e governança, simplificação, Sala do Empreendedor, compras públicas e acesso à crédito, empreendedorismo na escola e inclusão socioprodutiva. Além dessas iniciativas, no município de Quilombo, serão realizadas atividades voltadas a capacitar os empreendedores locais, o Plano Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Turismo e o Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal (PEGEM).

Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, implementar o programa Cidade Empreendedora significa que o município está planejando o futuro das próximas décadas. “O que impulsionou o desenvolvimento local até agora, não será o mesmo fator que conduzirá para o futuro. É fundamental pensar os próximos 30 anos, com novos ciclos virtuosos de desenvolvimento, ou seja, um planejamento estratégico com visão de curto, médio e longo prazo”, expôs.

Continua após a publicidade
Anúncio

O prefeito Jaksom Castelli enalteceu que acredita no trabalho do Sebrae/SC e no Programa Cidade Empreendedora. “Fomos conhecer outros municípios que aderiram a essa iniciativa e verificamos os resultados obtidos, por isso sabemos que podemos alcançá-los aqui também, principalmente, no suporte aos empresários e daqueles que desejam empreender”, antecipou o dirigente. Ele complementou que estão instalados em Quilombo 700 micro e pequenos negócios.

Para Castelli, quando o município disponibiliza oportunidades para que os empreendedores possam desenvolver suas atividades todos são beneficiados. “Quando os empresários melhoram suas empresas, impactam a geração de emprego e renda, consequentemente, proporcionam mais qualidade de vida. E, indiretamente pela geração de impostos, investem recursos para aprimorar a educação e o atendimento na saúde, por exemplo”, comentou o gestor municipal ao justificar a busca pela parceria com o Sebrae/SC.

“Nossa maior responsabilidade não é fazer obras, mas sim dar condições para que os futuros gestores possam administrar o município. Por isso, a queda na arrecadação municipal, influenciada principalmente pelo setor do agronegócio, precisa ser analisada o quanto antes. E, além disso, implementadas políticas públicas que fomentem novas atividades econômicas”, argumentou o prefeito. Trabalho que será realizado entre Administração Municipal, Associação Empresarial (ACIQ) e Sebrae/SC.

Prestigiaram a solenidade de lançamento do Programa Cidade Empreendedora, a vice-prefeita Marta Maschio, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Everton Kaginski Padilha, o secretário de Administração, Tauan Dezordi, e outros servidores municipais. A vereadora Ediane Ramos, representou o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Nereu Martinhago, e esteve acompanhada dos vereadores Leonel de SouzaAdriano Boaretto e Fábio Ozecoski.

O presidente da ACIQ, Angelo Campagnolo, que ressaltou a importância de simplificar processos administrativos para que ocorra uma evolução local e o crescimento da microrregião. Pelo Sebrae/SC ainda estiveram presentes a gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no Oeste, Gabriela da Costa Heming, e a articuladora do programa na região, Isabela Nascimento.

Ele1 - Criar site de notícias