Sábado, 21 de Junho de 2025
12°

Tempo nublado

Quilombo, SC

Política Nova Lei

Nova lei catarinense reforça a conscientização ambiental e combate ao lixo irregular em espaços públicos

Com multa de R$ 500, nova lei catarinense quer mudar hábitos e preservar espaços públicos.

11/06/2025 às 10h21 Atualizada em 12/06/2025 às 09h17
Por: Redação Quilombo Mais Fonte: Luciana Z. Lunedo
Compartilhe:
Copilot - imagem ilustrativa
Copilot - imagem ilustrativa

A preservação do meio ambiente é um dever de todos, e o Estado de Santa Catarina acaba de dar um passo importante nessa direção com a promulgação da Lei nº 19.294/2025, de autoria do deputado estadual Marcius Machado (PL). A nova norma, que altera o Código Estadual do Meio Ambiente, proíbe o descarte inadequado de resíduos sólidos em vias e espaços públicos, como ruas, rodovias, praças, praias e parques.

Essa legislação vem ao encontro de uma necessidade urgente: mudar a cultura do descarte de lixo no Brasil, especialmente em locais públicos. A prática, infelizmente ainda comum, causa sérios prejuízos ao meio ambiente e à infraestrutura urbana, como entupimentos de bueiros, alagamentos e poluição de rios e mares.

A nova lei determina multa de R$ 500,00 para quem for flagrado jogando lixo fora do local adequado. A penalidade possui caráter educativo e preventivo, buscando gerar maior consciência ambiental na população e desestimular comportamentos que resultem em danos coletivos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além do aspecto punitivo, a iniciativa traz um reforço no papel do Estado enquanto agente indutor de boas práticas ambientais, ao promover a educação ambiental de forma indireta. O objetivo, conforme destacado pelo autor da lei, não é apenas punir, mas principalmente educar e fomentar uma cultura de responsabilidade individual e coletiva.

A aplicação da norma é válida em todo o território catarinense e abrange qualquer pessoa, física ou jurídica, que seja flagrada realizando o descarte irregular de resíduos em espaços públicos. Com isso, espera-se uma diminuição significativa no volume de lixo acumulado nesses locais, trazendo reflexos positivos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública e os cofres públicos, com redução dos custos de limpeza urbana.

A Lei nº 19.294/2025 é, portanto, um marco importante na busca por cidades mais limpas, sustentáveis e conscientes. Ela reforça a ideia de que pequenas atitudes individuais têm grande impacto coletivo, e que todos somos responsáveis pela construção de um ambiente mais saudável e equilibrado.

Dra. Luciana Z. Lunedo
OAB/PR 93385
OAB/SC 57.392-A

Lei nº 19.294/2025

Luciana Z. Lunedo
Luciana Z. Lunedo
Sobre Advogada sob registros OAB/PR93.385 e OAB/SC57.392-A, LUCIANA ZANCO LUNEDO é formada em Direito pela Unochapecó, tendo especialização na área de Direito Previdenciário pela  Universidade Candido Mendes - UCAM.
Quilombo, SC Atualizado às 09h06 - Fonte: ClimaTempo
12°
Tempo nublado

Mín. Máx. 16°

Dom 19°C 9°C
Seg 16°C 0°C
Ter 10°C -1°C
Qua 17°C 1°C
Qui 14°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias