Quinta, 10 de Julho de 2025
14°

Tempo limpo

Quilombo, SC

Educação Educação

Secretaria de Estado da Educação realiza qualificação com equipes multiprofissionais dos NEPREs

Foto: Divulgação/SEDA Secretaria de Estado da Educação (SED) promoveu um evento para qualificação das equipes multiprofissionais dos Núcleos de Edu...

26/06/2025 às 17h45
Por: Redação Quilombo Mais Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação/SED

A Secretaria de Estado da Educação (SED) promoveu um evento para qualificação das equipes multiprofissionais dos Núcleos de Educação e Prevenção às Violências (NEPREs) nesta quarta e quinta-feira, 25 e 26, em São José. O objetivo é fortalecer as ações institucionais voltadas à promoção de ambientes escolares seguros, inclusivos e acolhedores na rede estadual de ensino de Santa Catarina.

Assistentes sociais, psicólogos, coordenadores dos NEPREs das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e do Instituto Estadual de Educação (IEE) participaram da iniciativa junto com servidores do órgão central da SED.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Os NEPREs possuem um papel fundamental para a Educação de Santa Catarina. São essas equipes que oferecem o suporte necessário a toda comunidade escolar em situações de violência e atuam com foco na prevenção e no atendimento a quem precisa. A capacitação constante desses profissionais mostra como os valorizamos”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

A SED criou o NEPRE no órgão central, nas CREs e nas unidades escolares da rede estadual, para dar suporte a estudantes e profissionais no enfrentamento de diversas formas de violência. As ações do NEPRE têm como objetivo fornecer subsídios aos profissionais da educação na prevenção e atendimento a situações de violência.

O Núcleo é composto por uma equipe multiprofissional formada por educadores, psicólogos e assistentes sociais, que presta atendimento a toda a rede. Ele também atua em parceria com outros setores, como saúde, assistência social e conselhos tutelares, e suas unidades escolares (NEPRE/UE) têm autonomia para desenvolver projetos que atendam às necessidades da comunidade escolar, considerando a realidade local.

Ele1 - Criar site de notícias