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Rede estadual encerra ano letivo com atendimento a cerca de 97% dos estudantes

O sistema de atividades não presenciais, instituído em 6 de abril, marcou o início de uma nova fase na educação catarinense, como resposta rápida ao crescimento da pandemia de Covid-19.

Por Redação Chapecó Mais em 22/12/2020 às 09:35:16
Secom

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A rede estadual de ensino de Santa Catarina encerrou nesta sexta-feira, 18, um ano letivo marcado por mudan√ßas e adapta√ß√Ķes. O sistema de atividades n√£o presenciais, institu√≠do em 6 de abril, marcou o in√≠cio de uma nova fase na educa√ß√£o catarinense, como resposta r√°pida ao crescimento da pandemia de Covid-19. Professores adaptaram o plano de ensino e come√ßaram a elaborar atividades aos alunos com apoio de tecnologias digitais, como o Google Classroom, e também com materiais impressos.

Após o per√≠odo inicial de incertezas, o modelo se consolidou ao longo de 2020 e encerrou o ano com atendimento de 96,7% de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede estadual, considerando os dados cadastrados pelos docentes na plataforma Professor On-line. Outros 2,4% dos alunos est√£o sem informa√ß√Ķes no sistema e 0,9% est√£o indicados como n√£o atendidos, p√ļblico que é o foco do Programa de Combate à Evas√£o Escolar (APOIA).

Entre os alunos atendidos, 59% aprenderam com as atividades orientadas pelos professores na plataforma do Google Classroom, enquanto 24% tiveram acesso aos materiais com atividades impressas e 16% foram atendidos de ambas as formas. Ao longo do ano, 424 mil estudantes, cerca de 78% da rede, chegaram a entrar na plataforma on-line, sendo que cerca de 75% seguiram acessando.

"Santa Catarina fez o seu melhor, dadas as condi√ß√Ķes e limita√ß√Ķes que tivemos por conta da pandemia, sendo um dos primeiros estados a iniciar o trabalho de forma n√£o presencial. Vamos trabalhar continuamente pela qualidade no processo de educa√ß√£o para que os alunos assimilem o conte√ļdo e tenham sucesso na continuidade da trajetória escolar", destaca o secret√°rio de Estado da Educa√ß√£o, Natalino Uggioni.

Professores publicaram 4,4 milh√Ķes de atividades na plataforma on-line

Para capacitar o trabalho pedagógico dos professores da rede estadual para as atividades n√£o presenciais, os docentes participaram de dezenas de capacita√ß√Ķes on-line, transmitidas ao vivo desde abril. O primeiro ciclo de forma√ß√£o teve 31 webinars e certificou 20,4 mil professores da rede. O segundo ciclo teve a participa√ß√£o de 5 mil professores do Ensino Fundamental em mais 31 webinars.

Como resultado, 30 mil professores trabalharam ativamente durante o ano na plataforma on-line, equivalente a 96% de participa√ß√£o entre os docentes. Os docentes sem acesso à internet usaram o espa√ßo das escolas, seguindo os cuidados sanit√°rios, para conseguir elaborar as atividades para os alunos.

O engajamento dos professores reflete nas 4,41 milh√Ķes de atividades publicadas na plataforma on-line ao longo do ano. "Todo esse aprendizado n√£o mais sair√° da sala de aula, porque professores e alunos n√£o v√£o abrir m√£o de seguir usando a tecnologia para o ensino. Ent√£o vamos ter um refor√ßo para o processo de aprendizagem e Santa Catarina certamente ganhar√° em termos de melhor qualidade no processo de educa√ß√£o", complementa Uggioni.

A√ß√Ķes com foco no ano letivo de 2021

Após a ado√ß√£o do Apoio Pedagógico Presencial na rede estadual neste ano, 2021 deve iniciar com aulas presenciais. O decreto n¬ļ 1.003 publicado pelo Governo e a portaria n¬ļ 983/2020, publicada em conjunto pelas Secretarias de Estado da Sa√ļde, Educa√ß√£o e Defesa Civil, refor√ßam as diretrizes previstas no Plano de Conting√™ncia para Educa√ß√£o (PlanCon) e definem as normativas para a retomada das aulas presenciais.

A rede estadual deve adotar regime de altern√Ęncia, dividido em dois momentos. O "Tempo Escola" consiste no atendimento presencial na unidade escolar, com turmas subdivididas em grupos. J√° as atividades pedagógicas que comp√Ķem o "Tempo Casa" podem ser realizadas com ou sem a media√ß√£o por tecnologias digitais, com orienta√ß√£o para que as escolas criem din√Ęmicas para que estudantes sem acesso possam, sempre que poss√≠vel, integrar-se às atividades em espa√ßos disponibilizados na escola.

J√° planejando o próximo ano, foram investidos R$ 5 milh√Ķes na compra de EPIs para a rede estadual. S√£o mais de 2 milh√Ķes de m√°scaras, 43 mil frascos de √°lcool em gel, totens para √°lcool em gel com dispenser, 3,5 mil termômetros cl√≠nicos para aferir temperatura, caixas com luvas descart√°veis e até lixeiras adaptadas com tampa acionada por pedal, seguindo as orienta√ß√Ķes do PlanCon.

Fonte: SECOM/SC

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