O município de Pomerode, popularmente conhecido como a Cidade Mais Alemã do Brasil, atualmente é considerado um polo turístico nacional, atraindo visitantes de todas as partes do país, que buscam um destino para os mais variados tipos de viagem. A maioria dos atrativos da cidade envolve a preservação cultural no município.
Colonizada por imigrantes alemães, Pomerode mantém, desde o século XIX até hoje, aspectos culturais preservados: gastronomia, arquitetura e eventos, com influência da cultura alemã, que deram origem a uma cidade turística conhecida nacionalmente.
Para quem busca tranquilidade e experiências diferenciadas, Pomerode é o destino ideal, pois oferece atrativos que agradam todos os gostos. Desde o interior aos parques temáticos da cidade, o que não faltam são passeios para aproveitar o que a Cidade Mais Alemã do Brasil tem a oferecer.
Diversos passeios em Pomerode podem ser feitos em família, em casal, sozinho e em grupos. É necessário apenas disposição para curtir as mais variadas experiências. Caso já esteja com aquela “coceira” para conhecer o município, criamos uma lista de passeios em Pomerode que não podem faltar em seu roteiro.
7 locais para conhecer em Pomerode
Em nossa sugestão de roteiro, vamos enumerar alguns passeios imperdíveis, que precisam ser parte da sua experiência na Cidade Mais Alemã do Brasil. Com esta lista em mãos você não deixará de curtir nenhum atrativo de Pomerode. Vamos nessa?
Para poder conhecer bem Pomerode e entender um pouco mais sobre os costumes e tradições da cidade, o ideal é começar os passeios pelo Museu Pomerano, localizado no Centro da cidade. Com um vasto acervo de objetos, meios de transporte, móveis e roupas, o local oferece uma verdadeira viagem no tempo.
No passeio, somos transportados de volta ao século XIX, quando a imigração para a região onde hoje fica Pomerode ocorreu. Assim, podemos entender melhor a forma como os colonizadores se instalaram e como viviam há mais de um século. Certamente, é um local que não pode faltar em sua lista de passeios em Pomerode.
Localizada no interior de Pomerode, a Rota do Enxaimel é um passeio imperdível. Como o próprio nome já sugere, a rota destaca o estilo de construção enxaimel, utilizado pelos imigrantes: basicamente, encaixar os tijolos entre as madeiras, sem o uso de cimento. Na Rota do Enxaimel, existem cerca de 50 construções nesse estilo.
Algumas rendem experiências históricas interessantes nos passeios em Pomerode, pois são abertas à visitação. É o caso das casas Radünz e Siewert, por exemplo. Ainda, é possível fazer um tour pela fábrica que produz um dos melhores chocolates do país, a Nugali Chocolates, e curtir uma refeição com pratos típicos na Curry Wurst Choperia.
O Museu do Automóvel é o local ideal para quem ama um clássico. Se até Elvis Presley e Marilyn Monroe já suspiraram com esses carros, imagine o que lhe aguarda em um passeio pelo Museu do Automóvel, em Pomerode. São modelos das décadas de 1940 a 1970, de marcas como Ford, Mercury, Cadillac, Chevrolet, dentre outras.
O parque temático Vila Encantada é um dos passeios em Pomerode que não podem deixar de ser feitos se você viaja com crianças. O local oferece um dia inteiro de diversão, com brincadeiras que divertem e propiciam aprendizado para os pequenos, com o tema dos dinossauros.
Além das réplicas em tamanho real, o parque conta com aventuras ao ar livre, brinquedos diversos, oficinas temáticas e várias opções para garantir a diversão de toda a família. O parque também conta com praça de alimentação, loja e banheiro familiar. Com certeza, vale a visita!
O roteiro é localizado na região sul da cidade, próximo à divisa com o município de Blumenau, e proporciona ao visitante a experiência de conhecer mais sobre a história dos primeiros imigrantes pomeranos, quando Pomerode ainda era uma colônia de Blumenau. São várias opções de visitação, compras e degustação de produtos coloniais.
Ainda, neste passeio em Pomerode, em uma arte de sua essência, você poderá conhecer o estilo de vida e as produções únicas das famílias das comunidades do interior, nos bairros de Ribeirão Souto, Ribeirão Luebke e Testo Central.
Uma das tradições trazidas pelos imigrantes a Pomerode é a produção de velas artesanais. E uma dessas famílias preserva até hoje o modo de produção, com um comércio tradicionalíssimo na cidade: as Velas Guenther. Itens elaborados com cuidado, dedicação e criatividade, inclusive com temas de diferentes celebrações ao longo do ano.
Além de velas decorativas que servem como lembranças e presentes, há as coleções especiais de Natal e Páscoa, para dar aquele toque especial à sua decoração quando voltar para casa.
O Museu do Marceneiro é parte da fábrica de itens de madeira Behling, também muito tradicional na Cidade Mais Alemã do Brasil. Por isso, não pode faltar em sua lista de passeios em Pomerode. A principal atração do Museu são as instalações de marcenaria, movidas por uma roda d’água de seis metros de altura.
Ainda, o visitante poderá ver um acervo completo, com peças antigas de madeira, como máquinas, tornos e plainas, originais da época da imigração. Quem tiver interesse, poderá adquirir alguns itens de madeira na loja de fábrica da marca, como tábuas, tigelas e outros objetos. Pomerode ainda possui uma infinidade de outros atrativos a serem visitados: museus, roteiros turísticos e parques. O calendário de eventos é recheado o ano inteiro, com opções para todos os gostos. Programe sua viagem e visite Pomerode!
Mín. 14° Máx. 32°